Transferência

Possibilidade de transferência para a ESALQ

Interna

O processo de Transferência Interna ocorre sempre no primeiro semestre e contempla o aluno da USP que frequenta curso equivalente ao da ESALQ (consultar a relação no Edital), não tenha ultrapassado dois terços do tempo ideal de duração do curso de origem e não tenha sido reprovado em mais de 30% dos créditos que se matriculou.

 

Externa

O processo de Transferência Externa ocorre sempre para o segundo semestre e contempla o aluno matriculado em curso correspondente ao que tem vagas em aberto na ESALQ.

O processo compreende duas etapas: a primeira feita pela Fuvest e a segunda pela Esalq aos candidatos habilitados na prova de pré-seleção.

Caso necessite de alguma orientação específica entre em contato pelo fone: (19) 3429-4158 ou pelo e-mail sagradua@usp.br.

Veja também:

Aproveitamento de estudos (equivalência de disciplinas)

Os candidatos chamados para matrícula na USP, que estejam cursando ou já tenham concluído outro curso superior e que pretendam solicitar o aproveitamento de estudos (equivalência) em disciplinas cursadas anteriormente, devem proceder do modo descrito a seguir. Até, no máximo, três dias após a matrícula, terão que apresentar no departamento envolvido (exemplo: LAN, LCE, LES, LSO, etc.) da ESALQ, a documentação abaixo especificada:

  1. Requerimento fornecido pelo Serviço de Graduação no dia da matrícula (ou disponível nesta página para impressão), devidamente preenchido, datado e assinado.
  2. Histórico escolar completo, até a data da matrícula, contendo notas, unidades de crédito e as respectivas cargas horárias das disciplinas cursadas.
  3. Programas detalhados das disciplinas cursadas, devidamente autenticados pela Instituição de Ensino Superior de origem (os alunos da USP não precisam autenticar os programas das disciplinas).

Importante: as datas dos programas devem ser as mesmas daquelas em que o candidato cursou a disciplina.

Cumprindo tais exigências e obedecendo os prazos, o aluno, uma vez aprovado seu requerimento, poderá ser alocado em semestres posteriores ao primeiro, sem prejuízo de seu direito à vaga. Assim, o aluno terá a possibilidade de iniciar o semestre letivo corretamente matriculado nas disciplinas para as quais foi considerado habilitado. Na USP, a decisão final, sobre aproveitamento de estudos numa disciplina, é matéria da competência exclusiva das Comissões de Graduação das Escolas responsáveis pelas disciplinas, após manifestação dos respectivos Departamentos.

Disciplinas cursadas fora da USP poderão ser aproveitadas até o máximo de 2/3 do total de créditos exigidos para completar o curso (resolução CoG nº 6.612 de 13/09/2013).

Obs: imprimir os formulários (frente e verso).

Requerimento 1 - para alunos oriundos de outras Instituições de Ensino Superior ou de outra Unidade da USP.

Requerimento 2 - para alunos da "ESALQ para ESALQ" (reingresso).

 

Atualizado/SVG 22.05.2017

Produzido pela Siesalq

Copyright © 2014 - Universidade de São Paulo