Programas da USP

Programa de Formação de Professores

O Programa Monitores-Bolsistas faz parte do Programa de Formação de Professores e consiste na concessão de bolsas especiais de monitoria. As bolsas são destinadas a estudantes de mestrado e/ou doutorado, que devem atuar junto aos docentes responsáveis por todas as atividades acadêmicas pertinentes aos Cursos de Licenciatura, com ênfase naquelas referentes ao acompanhamento das Atividades de Estágio, junto às escolas.

Mais informações: Edital ou USP/Programas Especiais/Programa de Formação de Professores

 

Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação - PEEG (Monitoria)

Com o objetivo de incentivar alunos da graduação a aperfeiçoarem estudos em uma área de conhecimento de maior interesse, por meio do desenvolvimento de atividades supervisionadas de ensino, o Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação (Monitoria) é voltado a estudantes de todos os cursos da USP, que tenham bom rendimento escolar, e destacado desempenho na disciplina escolhida para desenvolver as atividades de monitoria.

A Monitoria atenderá a uma turma, ou a um conjunto de turmas de uma mesma disciplina, que receberá o monitor. Caberá à Comissão de Graduação receber e avaliar os projetos de cada disciplina para proceder à distribuição de bolsas.

Para concorrer a uma vaga de monitor, o aluno deve se inscrever no projeto da disciplina cujo conteúdo ele domina por ter cursado a própria disciplina ou equivalente. A monitoria deve ser desenvolvida necessariamente sob supervisão de um dos docentes da disciplina.

Mais informações: Edital 2º semestre 2017.

 

Programa Ensinar com Pesquisa (PEP)

O Programa Ensinar com Pesquisa visa contribuir para o desenvolvimento do conhecimento no campo do ensino de graduação e investir no desenvolvimento das competências docentes e discentes no campo do ensino e da pesquisa.

Mais informações: Edital ou USP/Programas Especiais/PEP

 

Programa de Avaliação Seriada da USP (PASUSP)

Destinado aos alunos do ensino médio regular do Estado de São Paulo que se cadastrarem no Programa, a avaliação será considerada na nota do vestibular para ingresso na USP. O programa é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e confere ao candidato bônus adicional na nota do vestibular, dependendo do desempenho.

Mais informações: www.usp.br/pasusp

 

Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil 2016 (PAPPE)

O Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil - PAPPE - atua em toda a Universidade e consiste de auxílios e bolsas disponibilizados para alunos de Graduação que apresentem e comprovem, por meio de documentos, dificuldades socioeconômicas para se manterem na Universidade. Tem como objetivo principal fornecer informações para que o estudante mantenha e amplie suas atividades na academia visando a concluir o curso ao qual está vinculado, reduzindo a evasão e contribuindo para a formação acadêmica integral.

Auxílios disponibilizados no início do semestre: Os auxílios/bolsas relacionados são exclusivamente destinados a alunos cursando a primeira graduação: Auxílio Moradia; Auxílio-Transporte; Auxílio-Alimentação e Auxílio-Livros.

Mais informações: www.pusplq.usp.br

 

Programa de Educação Tutorial (PET)

O PET, Programa de Educação Tutorial, foi instituído pela CAPES em 1979, mediante tutoria docente, com oferecimento de bolsas para aperfeiçoamento da graduação.

Trata-se de um programa acadêmico direcionado a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação. Estes alunos, selecionados pelas Instituições de Ensino Superior que participam do programa, se organizam em grupos, e são orientados por professores-tutores. Os bolsistas realizam atividades extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão, que complementam sua formação acadêmica, atividades estas que também apresentam reflexos positivos nos cursos de graduação aos quais os grupos estão ligados.

São objetivos deste Programa: a melhoria do ensino de graduação, a formação acadêmica ampla do aluno, a interdisciplinaridade, a atuação coletiva e o planejamento e a execução, em grupos sob tutoria, de um programa diversificado de atividades acadêmicas.

Na Esalq/USP existem 03 grupos PET em atividades: Biotecnologia, Ecologia e Gerenciamento e Administração de Empresa Agrícola

 

Mais informações: USP/Programas Especiais/PET.

 

Programa de Inclusão Social da USP (INCLUSP)

O INCLUSP, Programa de Inclusão Social da USP, inclui uma série de iniciativas para ampliar o acesso do estudante de escola pública à Universidade. O Programa atua na superação das barreiras educacionais que dificultam esse acesso, apoiando a participação antes, durante e após o vestibular.

O aluno que fez todo o ensino médio em escola pública pode obter inscrição gratuita para o vestibular; somar bônus na nota do vestibular, dependendo do seu desempenho; após o ingresso pode contar com bolsas de apoio e incentivo para auxiliar sua permanência durante os estudos.

Mais informações: USP/Programas Especiais/INCLUSP

 

Programa Embaixadores da USP

O programa Embaixadores da USP destina-se a divulgar a USP nas Escolas Públicas de Ensino Médio do Estado de São Paulo e dar informações sobre a Universidade, especialmente seu caráter público e gratuito, a possibilidade de isenção da taxa de inscrição e acréscimo de pontos no vestibular. Além disso, apresenta o programa de apoio à permanência estudantil após o ingresso, por meio de bolsas e incentivos para reduzir a evasão e melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes.

O embaixador visita sua escola de origem para divulgar o INCLUSP. Para isso recebe auxílio financeiro, material de divulgação e orientação da Comissão de Graduação da sua Unidade.

 

Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Estudantes de Graduação

O Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Estudantes de Graduação é uma ação da Universidade de São Paulo que visa a congregar os programas de bolsas: Ensinar com Pesquisa, Tutoria Científico-Acadêmica, Aprender com Cultura e Extensão e Iniciação Científica, vinculados às Pró-Reitorias de Graduação, de Cultura e Extensão e de Pesquisa, respectivamente, em um único programa de bolsas de estudos integrado à Política de Apoio à Permanência e Formação Estudantil.
Mais informações: Edital

Atualizado SVG 08.06.2017

Produzido pela Siesalq

Copyright © 2014 - Universidade de São Paulo