Esalqueanos foram premiados em hackathon internacional

Divulgação

No mês de março, estudantes de vários países participaram de um hackathon organizado pelo Cornell Institute for Digital Agriculture. Com o tema “The future of foods is in our hands”, o evento reuniu universitários das instituições que formam o A5 Alliance, união global que envolve as instituições mais bem ranqueadas segundo o US News Report na área de ciências agrárias, incluindo Universidade de São Paulo (USP), China Agricutural University, University California Davis, Cornell University e Wageningen University.

A USP esteve representada por 19 estudantes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), selecionados por uma comissão interna.

De forma virtual, os esalqueanos participaram das atividades de discussão e monitoria para, em grupos diversos, apresentarem soluções tecnológicas que atendessem os seguintes tópicos: produção de culturas orientadas por dados; otimização do ambiente agrícola controlado; redução de resíduos, subprodutos para proteção + agroecologia; assistência aos pequenos agricultores e solução para resíduos alimentares e segurança.

Entre os 19 estudantes da Esalq, 5 deles compuseram os trabalhos vencedores e outros 4 figuraram entre os finalistas.

Daniel Barbosa (Engenharia Agronômica) e Camila Perdoncini Carvalho (PPG Internacional Biologia Celular e Molecular Vegetal) integraram a equipe que venceu na categoria *NOVELTY WINNER* com o trabalho ScrApp:  a marketplace connecting suppliers and demanders of food waste thus maintaining the value of food through market incentives.

Lydia Suzuki Esmerio (Engenharia Agronômica), Natasha Valadares dos Santos (PPG Solos e Nutrição de Plantas) e Cristiane Hayumi Taniguti, (PPG Genética e Melhoramento de Plantas) integraram a equipe ganhadora na categoria *MARKET READY* com o trabalho UnStuck Truck: optimizing tractor lending in brazillian sugar cane farms based on soil content and meteorological data.

Finalistas – O grupo EPICOW (Epigenetic on site testing kit allowing farmers to evaluate the epigenetic value of their cows) esteve entre os finalistas e contou com a participação de Lucas de Souza Rosa (Engenharia Agronômica). Enzo Casciello (PPG Engenharia de Sistemas Agrícolas) colaborou com o trabalho finalista FarManager (FarManager gathers & synthesizes data from sensors as well as predicts future utilities cost for indoor farmers). Já o trabalho APPetite (Help farmers connect and share resources and knowledge in one convenient place, on our ad-supported app Aggrigator) contou com a colaboração das esalqueanas Ariele Bondioli (Engenharia Florestal) e Jéssica Mendes (PPG Genética e Melhoramento de Plantas).

Comissão – Os esalqueanos tiveram o apoio de uma equipe de professores, funcionários e estudantes que já haviam participado da competição. Entre os docentes que coordenaram as ações estiveram Antonio Augusto Franco Garcia (Departamento de Genética), Luís Eduardo Aranha Camargo (Departamento de Fitopatologia e Nematologia). Participaram como mentores os professores Catarina Barbosa Careta (LES) e Diego Mauricio Riaño Pachón (CENA).

Apesar de ser realizado de forma virtual, o professor Antonio Augusto Franco Garcia avaliou a atividade de forma bastante positiva. “O evento foi excelente, os alunos da Esalq participaram com bastante destaque, tendo oportunidade de interagir com alunos de outras Universidades da A5 Alliance, além de mentores com experiência internacional em diferentes áreas do conhecimento. O formato proposto, em que cada grupo apresentou como produto final alguma ferramenta digital para solução de problemas da agricultura, contribuiu para a formação de espírito criativo e empreendedor, algo muito importante no cenário mundial. Fiquei muito orgulhoso e satisfeito com a participação dos nossos alunos”.

As apresentações finais dos premiados e finalistas podem ser conferidas clicando aqui.

Texto: Caio Albuquerque (13/04/2021)

Palavra chave:
A5 Alliance