XVIII Semana do Livro e da Biblioteca >>>> Ciclo de palestras sobre Práticas Inovadoras: experiências e resultados

 

1 Sobre o evento:

O “Ciclo de palestras sobre Práticas Inovadoras em Bibliotecas: experiências e resultados” integra a XVIII Semana do Livro e da Biblioteca e tem o objetivo de abrir espaço para os Profissionais da Informação trocarem suas experiências gerenciais com outros profissionais do setor, gerando valor aos participantes e a sociedade em geral.

 

2 Sobre as palestras:

2.1 PARA ALÉM DO TRABALHO: VIVENDO EM BIBLIOTECA

Palestrante: Enilze de Souza Nogueira Volpato

·         27/10/2015 – terça-feira - Auditório da Biblioteca Central

·         09h30 às 11h30

·         Público-alvo: Profissionais da informação

·         Inscrições: http://goo.gl/forms/gWChNwCmCq

TRANSMISSÃO AO VIVO IPTV/USP: http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=30534

 

2.2 COACHING NA ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO

Palestrante: Adriana Maria de Souza

·         29/10/2015 – quinta-feira – Auditório da Biblioteca Central

·         09h30 às 11h30

·         Público-alvo: Profissionais da informação

·         Inscrições: http://goo.gl/forms/GLFUszvqJj

TRANSMISSÃO AO VIVO IPTV/USP: http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=30535

 

2.3 A PRODUÇÃO CIENTÍFICA E A ESCRITA ACADÊMICA; AÇÕES PARA SE ENFRENTAR AS DEMANDAS DA INTERNACIONALIZAÇÃO

Palestra cancelada devido à alteração da data de comemoração do Dia do Funcionário Público (GR/CIRC/341).

Palestrante: Marília Mendes Ferreira

·      23/11/2015 – segunda-feira – Auditório da Biblioteca Central

·      09h30 às 11h30

·      Público-alvo: Profissionais da informação, Alunos de graduação e Alunos de Pós-graduação

·      Inscrições: http://goo.gl/forms/WQ41GtB5ZB

 

3 Sobre as palestrantes:

3.1 Enilze de Souza Nogueira Volpato

Bibliotecária na Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação do Campus de Botucatu – Rubião Júnior, onde exerceu a função de diretora de 2002 a 2013. Especialização em Administração e Gestão do Conhecimento pela Faculdade Internacional de Curitiba - Unidade de Botucatu-SP em 2010. Mestrado em Bases gerais da Cirurgia pela Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp, em 2013 com a dissertação: Subsídios para construção de estratégia de busca para revisões sistemáticas na base de dados Medline via PubMed. Atua no Grupo Interdisciplinar de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Administração Geral do Campus de Botucatu – UNESP desde 2012,  assumindo a função de coordenadora a partir de 2013.

 

3.2 Adriana Maria de Souza

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo - ECA-USP (2013). Especialista em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2003). Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2000). Atua como coach, consultora e é docente do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Tem experiência na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, com ênfase em Serviços de Informação (atendimento ao cliente, SRI, capacitação de equipes), Tratamento da Informação, Coaching (carreira e liderança).

 

3.3 Marília Mendes Ferreira

Possui licenciatura português-inglês e respectivas literaturas pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2000) , doutorado em Linguística Aplicada pela The Penn State University (2005) e pós-doutorado pela Universidade de Bath, Reino Unido (2013). Atualmente é professora do Departamento de Letras Modernas- FFLCH USP atuando tanto na graduação quanto na pós-graduação. Seus interesses de pesquisam envolvem aspectos do ensino e da aprendizagem de línguas estrangeiras sob a ótica sócio-histórico cultural e da teoria da atividade. Mais especificamente, o grupo de pesquisa que coordena - A perspectiva sócio-histórico-cultural e da atividade e o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras- investiga o desenvolvimento cognitivo definido sob essa perspectiva teórica proporcionado pela aprendizagem de uma língua estrangeira em contextos de ensino desenvolvimental (Davydov,1988; Hedegaard, 2002) ou não. Mais especificamente, o grupo vem se detendo em questões relativas ao ensino-aprendizagem da escrita em língua estrangeira em diversos contextos institucionais em especial da pós-graduação- orientados pelas correntes teóricas acima e o desenvolvimento que essa atividade pode proporcionar.As pesquisas atuais do grupo se concentram no s estudos sobre letramento acadêmico em inglês na graduação e pós-graduação também sob essa perspectiva.