NOVA EDIÇÃO! Apostila da disciplina LAN 0132 - Informação Científica

Disciplina LAN 0132 - Informação Científica

O grande número de fontes de informação disponíveis para pesquisa e suas peculiaridades vem exigindo do bibliotecário e do aluno uma postura de adequação e seleção das fontes relevantes, para que o conhecimento seja rapidamente assimilado em meio a tantas opções.

Desta forma, é imprescindível disponibilizar a informação aos alunos de maneira mais eficaz e demonstrar os atalhos da Internet que facilitem este acesso, para que a informação requerida seja facilmente localizada.

A biblioteca universitária é um espaço de promoção de programas de capacitação no uso destes recursos de informação, prática que exige esforços contínuos no aperfeiçoamento e atualização do pesquisador para o acompanhamento das tendências.

Desde 2010, esta parceria Biblioteca – Docente – Aluno tem sido um caminho promissor na busca pela conscientização sobre as facilidades e as opções de pesquisa disponíveis, para o alcance de uma ótima relação custo-benefício de um trabalho desenvolvido com o objetivo de garantir a qualidade da pesquisa científica na USP.

Objetivos da disciplina:

• Criar instrumentos, ações, procedimentos e formalizar a capacitação do aluno dentro de critérios de pesquisa, que assegurem a qualidade, a rapidez e a eficácia do acesso à informação;
  • Desenvolver noções do conhecimento científico;
  • Apresentar as principais fontes de informação científica e iniciar o treinamento nas técnicas de busca e seleção das fontes de informação, com ênfase na estrutura do trabalho científico.

Destinado a: Alunos do curso de Ciências dos Alimentos da ESALQ/USP.

Local: Auditório da Biblioteca Central.

Download: apostila 5.ed. 2015