Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin: chamada para pesquisadores

Para estimular a realização de pesquisas no âmbito da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), Órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU), foi criada a Chamada para pesquisadores associados com o intuito de proporcionar aos docentes da Universidade de São Paulo um vínculo de longa duração com a BBM, de modo a viabilizar o desenvolvimento de projetos relacionados ao seu acervo de fontes primárias e secundárias.

A partir de 2015 a BBM promoverá uma série de iniciativas que visam a consolidar seu perfil de Biblioteca e Centro de Pesquisa, com a finalidade de inserir-se definitivamente no mundo acadêmico das Humanidades no Brasil e no Exterior. Para isso, realiza essa Chamada, com o objetivo de fomentar as ações de pesquisa centradas no acervo e arquivo da BBM, e de transmissão do conhecimento no âmbito da cultura e da extensão universitária.

A BBM pretende acolher projetos de pesquisa que tenham relação com suas finalidades acadêmicas e afinidades com o perfil e a natureza do Órgão, por meio de investigações que explorem a sua coleção de fontes primárias e secundárias e contribuam para a disseminação do saber.

Buscando compor um corpo permanente de pesquisadores que venha a conferir continuidade à sua orientação acadêmica e que possa participar de processos que incrementem as atividades de pesquisa no Órgão, a BBM se dirige aos docentes da Universidade de São Paulo para convidá-los a submeter projetos que possam ser desenvolvidos no âmbito da Biblioteca e explorem seus acervos e fundos.

Os requisitos e outras informações estão disponíveis no edital anexo.