Documentação solicitada

A documentação deve estar completa, caso contrário a inscrição não será aceita no processo seletivo

1. Formulário de inscrição assinado e com foto 
2. Currículo Lattes (CNPq) atualizado e em formato PDF (não anexar documentos comprobatórios)
3. Histórico escolar do curso superior
4. Diploma do curso superior - frente e verso. 
    - Caso ainda não o possua, apresentar documento comprobatório de colação de grau.
    Caso ainda esteja cursando a graduação, apresentar atestado de provável formando.
    Atenção: caso obtenha aprovação no processo seletivo, a apresentação de documento que não o diploma obriga a apresentação, no ato da matrícula, de documento comprobatório em que conste data de colação de grau (dia/mês/ano) anterior ao último dia de matrícula na Esalq. A apresentação do documento é indispensável para efetuar a matrícula.
5. Cópia de um dos artigos científicos listados no Currículo Lattes (CNPq) ou de qualquer outro trabalho que julgar relevante
6. Plano de pesquisa (máximo de 4 páginas) contendo:
    a. Introdução breve e justificativa sobre o tema de pesquisa a ser desenvolvido no curso;
    b. Indicação da linha de pesquisa do Programa à qual o projeto está vinculado;
    c. Nome do orientador de interesse do candidato.
As linhas de pesquisa disponíveis e a lista de orientadores podem ser consultadas em: www.esalq.usp.br/pg/programas/economia-aplicada/linhas-de-pesquisa

Documentos adicionais exigidos para candidatos ao mestrado

O candidato deverá apresentar apenas 1 (um) teste, levando em consideração as especificações a seguir:

- Teste ANPEC: comprovante de inscrição do exame realizado em setembro de 2025 (Exame ANPEC 2026). Para mais informações sobre o teste ANPEC, acesse https://www.anpec.org.br/novosite/br/exame. Observar que as inscrições para este exame estão definidas de 02 de junho a 31 de julho de 2025. A realização do exame será nos dias 17 e 18 de setembro de 2025.

- Teste ANPAD: a pontuação mínima é de 250 (duzentos e cinquenta) pontos no resultado geral, com validade máxima de 2 (dois) anos, realizados em edições a partir de fevereiro de 2023, até a edição de fevereiro de 2025. Para mais informações sobre o teste ANPAD, acesse https://testeanpad.org.br/.

- GRE: a pontuação mínima é de 240 (duzentos e quarenta) pontos na somatória geral, com validade máxima de 2 (dois) anos – fevereiro de 2023 a fevereiro de 2025. Para mais informações sobre o GRE acesse https://www.ets.org/gre.

Importante: os candidatos que farão o teste ANPAD em fevereiro de 2025 deverão entregar na inscrição o comprovante de pagamento do teste.

Documentos adicionais exigidos para candidatos ao doutorado

1. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 (Cem reais). Detalhes »
2. Histórico escolar do mestrado
3. Diploma do mestrado - frente e verso.
    - Caso ainda não o possua, apresentar certificado de defesa indicando o título obtido e respectiva data de homologação (dia/mês/ano).
    - Caso ainda esteja cursando o mestrado, apresentar atestado de previsão de defesa, emitido pelo orientador.
    - Título de mestre obtido no exterior deve estar acompanhado da comprovação de reconhecimento ou equivalência de título.
Atenção:  caso obtenha aprovação no processo seletivo, a apresentação de documento que não o diploma obriga a apresentação, no ato da matrícula, de documento comprobatório em que conste a data de homologação do título anterior ao último dia de matrícula na Esalq. A apresentação do documento é indispensável para efetuar a matrícula.

Equivalência de título

Os candidatos ao doutorado com mestrado no exterior deverão submeter, adicionalmente, a seguinte documentação:

  • Requerimento assinado;
  • Ata de defesa ou documento equivalente onde conste a composição da comissão julgadora;
  • Exemplar da dissertação ou tese.

Os candidatos que ainda não tenham finalizado o mestrado poderão submeter essa documentação posteriormente, lembrando que o processo de equivalência requer tempo e, portanto, deverá estar concluído anteriormente à matrícula no doutorado.
Mais informações sobre equivalência »

Documentação complementar para candidatos autodeclarados (PAA – Políticas de Ações Afirmativas)

Candidatos que queiram participar das vagas reservadas às políticas de ações afirmativas deverão se autodeclarar através de formulário específico para cada condição, a ser preenchido e juntado aos demais documentos solicitados no processo seletivo.

  • Pretos, pardos, indígenas: formulário de autodeclaração
  • Quilombolas: formulário de autodeclaração
  • Pessoas com deficiência: formulário de autodeclaração
  • Pessoas trans: formulário de autodeclaração
  • Pessoas que tenham cursado o ensino médio integralmente em escola pública:
    Formulário de autodeclaração
    - Documento comprobatório de procedência do ensino médio em escola pública (Histórico Escolar de todas as séries do Ensino Médio - frente e verso
  • Pessoas em situação de refúgio, apátridas e portadoras de visto humanitário. Nesta condição, é necessário apresentar o formulário de autodeclaração e comprovação de uma das três condições abaixo:
    a) Condição de refugiado: documento expedido pelo Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), devidamente reconhecido pelo governo brasileiro; 
    b) Condição de apátrida: documento expedido pelo órgão competente do Governo Federal; 
    c) Condição de ser portador de visto humanitário:  documento expedido nas hipóteses da legislação aplicável vigente ou possuir autorização de residência/permanência no Brasil, concedida pelo órgão competente do governo brasileiro, decorrente da condição de beneficiário de visto humanitário expedido em conformidade com a legislação nacional. Deverá também possuir, no ato da inscrição e durante todo o processo seletivo, autorização de residência oficial no Brasil. A manutenção da autorização oficial de residência no país será obrigatória também ao longo de toda a duração do curso de Pós-Graduação para o qual a pessoa tenha sido selecionada.

Exame de proficiência em língua inglesa: no caso de aprovação no processo seletivo, o aluno deverá comprovar sua proficiência em língua inglesa em até 12 meses da data da primeira matrícula no curso. Os certificados serão aceitos de acordo com a pontuação descrita no endereço www.esalq.usp.br/pg/proficiencia-lingua-inglesa, respeitada a sua validade ou por 2 (dois) anos após a sua data de emissão.