Disciplina - detalhe

ECO5077 - As Formas Identitárias de Claude Dubar e a Identidade Profissional da Formação ao Mundo do Trabalho


Carga Horária

Teórica
por semana
Prática
por semana
Créditos
Duração
Total
3
1
8
15 semanas
120 horas

Docentes responsáveis
Karina Soledad Maldonado Molina

Objetivo
Esta disciplina tem como objetivo analisar as contribuições da teoria das formas identitárias para pesquisas a respeito da formação de professores, com destaque para a socialização primária e secundária, que estão diretamente implicadas na construção dessas formas identitárias. As transações objetivas e subjetivas presentes no mundo do trabalho são elementos centrais para pensar a formação continuada em busca de subsídios teóricos que dialoguem com a prática pedagógica.

Conteúdo
Módulo I – Profissionalização, profissionalidade, socialização primária e secundária.
Módulo II – A teoria das formas identitárias.
Módulo III – Os modelos identitários.

Bibliografia
DUBAR, C. (2005) A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Tradução Andréa Stahel M. da Silva. São Paulo: Martins Fontes.
______. (2002) La crisis de las identidades: la interpretación de una mutación. Barcelona: Bellaterra.
DUBAR, C. A sociologia do trabalho frente à qualificação e à competência. Educ. Soc., Campinas , v. 19, n. 64, p. 87-103, Sept. 1999.
DUBAR, C. Trajetórias sociais e formas identitárias: alguns esclarecimentos conceituais e metodológicos. Educ. Soc., Campinas , v. 19, n. 62, p. 13-30, Apr. 1998.