Demonstrar a interdisciplinaridade do uso de espécies de macrófitas aquáticas para o ensino, abordando a taxonomia, conceitos ecológicos, usos, potenciais e benefícios que estas espécies apresentam e como utilizá-las dentro de salas de aula.
Essa é a proposta do livro Plantas aquáticas: da botânica ao ensino, que traz um conteúdo simples e de fácil entendimento, com a apresentação de 50 espécies em formato de fichas, bem como sugestões de práticas e atividades utilizando estas plantas. A publicação traz ainda registros fotográficos, aquarelas e ilustrações científicas, que ampliam a percepção de detalhes e demonstram a beleza destas plantas.
Segundo os autores, sua origem se deu para demonstrar a facilidade de como essas espécies de plantas aquáticas podem proporcionar, principalmente para professores, atividades, práticas e serem um recurso dentro e fora de salas de aula, ampliando não apenas os processos de aprendizado, mas também demonstrando a relevância que tais plantas apresentam em nosso cotidiano e que muitas vezes passam por despercebidas.
Editado em formato on-line e com acesso gratuito, o livro é redigido por Charles Albert Medeiros (aluno de prática profissionalizante, Esalq-USP), Danilo Soares Gissi (Docente da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, campus Lagoa do Sino), Levi De Zen Itepan (aluno de prática profissionalizante, Esalq-USP), Anderson Victor dos Santos (aluno de graduação, Esalq-USP), Flávio Bertin Gandara (Docente do Departamento de Ciências Biológicas, Esalq-USP) e Rosebelly Nunes Marques (Docente do Departamento de Economia, Administração e Sociologia, Esalq-USP).
O livro contou com colaboração também dos grupos de extensão e pesquisa Hidrofitotério-Esalq (LCB/Esalq) e do Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza – CRECIN (LES/Esalq), bem como apoio da Divisão de Biblioteca (DIBD) da Esalq-USP, e se encontra disponível dentro do Portal de Livros Abertos da USP.
Acesse: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1426
12/11/2024