Interação solo-planta foi tema de Workshop

Pesquisadores e alunos de pós-graduação que participaram do Workshop (FOTO: Fabiano Pereira)
Editoria:

Entre 6 e 8 de junho, professores do Departamento de Ciência do Solo, em colaboração com professores da Bangor University – País de Gales, James Hutton Institute – Escócia, e do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) realizaram o Workshop Managing the Rhizosphere to Alleviate Food Poverty – Mobilizing Soil Nutrient, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) e, em Campinas, no Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS).

O evento financiado pela FAPESP e pelo British Council discutiu às interações solo-planta, com estudos das modificações promovidas na rizosfera para um melhor aproveitamento de nutrientes no solo, focando, principalmente, no fósforo, nitrogênio e micronutrientes. Também envolveram formas de como avaliar efetivamente essas interações, principais nutrientes e quais as técnicas disponíveis atualmente para melhor entendimento dos estudos. O foco do evento foi também a melhor interação de pesquisadores do Brasil e do Reino Unido, com a intenção de estreitar relações de pesquisa. Durante o Workshop levantou-se a demanda por chamadas específicas de cooperação em pesquisa entre instituições dos países, o que será proposto no relatório final a ser entregue à FAPESP e ao British Council.

O Workshop contou com a participação oficial de 16 pesquisadores do Reino Unido, 19 pesquisadores do estado de São Paulo, mais de 20 estudantes de pós-graduação e outros pesquisadores na condição de ouvintes. Este evento teve como coordenadores a professora Elke Jurandy Bran Nogueira Cardoso (ESALQ/USP) e o professor Paul J. A. Withers (Bangor University). Os mentores foram os profs. Paulo Sergio Pavinato e Fernando Dini Andreote (ESALQ/USP), e os profs. Davey Jones (Bangor University) e Timothy George (James Hutton Institute).

Texto: Caio Nogueira Antunes
Revisão: Alicia Nascimento Aguiar