Ingressantes de 2024 mostram uma realidade mais diversa e inclusiva na Esalq

A Esalq recebe anualmente 430 calouros (crédito: Denise Guimarães)
Editoria:

A turma de alunos ingressantes de 2024, da Escola Superior de Agricultura (Esalq/USP), traz números que mostram uma realidade mais inclusiva e diversa. Assim como os números apresentados pela Universidade de São Paulo (USP) no geral, os indicadores deste ano evidenciam um panorama de equidade entre homens e mulheres, aumento no número de estudantes que se identificam como membros da comunidade LGBTQIA+, aumento de ingressantes PPI (pretos, pardos e indígenas), amplitude geográfica maior do que há dez anos atrás e um total de 55% da turma oriunda da escola pública (em 2004 esse número era de apenas 25%).

A representatividade feminina aumentou nas últimas décadas na Esalq. Este ano, as calouras somaram 47%, considerando ainda que elas são maioria em quatro dos sete cursos de graduação oferecidos na USP em Piracicaba: Administração (69%), Ciências Biológicas (55%), Ciências dos Alimentos (69%) e Engenharia Florestal (55%). Outro indicador relacionado ao gênero é a identificação como membro da comunidade LGBTQIA+. Em 2021, quando a Esalq inseriu este tópico no questionário que mapeia o perfil dos ingressantes, 15% responderam sim. Em 2024, 23% se identificam como membro dessa comunidade.

Cor da pele – Em 2014, 85% dos ingressantes da Esalq eram brancos. Este ano eles ainda representam a maioria (73%), mas o número de pretos e pardos, somados, subiu de 10,5% em 2014 para 25% este ano. Seguindo a nomenclatura adotada pela USP, a Esalq não registrou o ingresso de indígenas nos últimos anos.

A origem das pessoas que se interessam pelos cursos da Esalq também registra modificações e hoje a distribuição dos ingressantes mostra um quadro diversificado. Vinte anos atrás, apenas 5% dos ingressantes eram de outros estados. Este ano eles são 12%. Ao mesmo tempo, a Esalq tornou-se mais atrativa para estudantes de Piracicaba e região. Em 2004, apenas 15% dos novos alunos eram da cidade sede da Esalq. No levantamento deste ano, 42% são de Piracicaba ou de municípios localizados a no máximo 100 km da Esalq. Neste quesito, a Esalq continua sendo bastante atrativa para estudantes de todas as partes do Estado de São Paulo, já que aproximadamente 30% vem de outras regiões do estado e quase 20% chegam da capital ou região metropolitana.

Ligados na internet – Vinte anos atrás, apenas 5% dos calouros esalqueanos ficavam sabendo do calendário do vestibular ou dos cursos oferecidos pela Esalq pela internet. Esse número hoje representa cerca de 29%. Feiras universitárias, visitas guiadas no campus Luiz de Queiroz, manual da Fuvest ou divulgação nas escolas também são apontados como fatores importantes na busca por um curso da Esalq. No entanto, 30% dos novos alunos de 2024 afirmam conhecer a Esalq a partir da indicação de amigos e familiares.
O ingresso à Esalq também mudou. Este ano, 13% dos calouros ingressaram pelo Provão Paulista, modalidade instituída em 2023 pelo governo paulista. O interesse na unidade da USP em Piracicaba, no entanto, permanece claro. Do total de ingressantes, 20% afirmaram não ter realizado inscrição em outros vestibulares e, entre os motivosque o levaram a optar pela Esalq, 68% o fizeram pela realização pessoal e profissional ou para conquistar uma boa colocação no mercado de trabalho. Com relação ao estado de espírito da turma, 27% afirmou, no início do ano, estar ansiosa ou insegura ao ingressar na universidade. Mas iniciar um curso na Esalq parece algo realmente motivador para a maioria dos ingressantes de 2024, uma vez que 55% dizem estar motivados ou realizados e outros 10% afirmam estar tranquilos ou seguros.

O levantamento do perfil dos ingressantes é uma realização da Divisão de Comunicação da Esalq. É feito anualmente, desde 2002, com apoio das coordenações de curso, no período de matrícula, e considerando as diversas chamadas do vestibular da Fuvest e do sistema Enem/USP. A Esalq oferece 430 vagas anuais, em sete cursos de graduação: Administração, Ciências Biológicas, Ciências dos Alimentos, Ciências Econômicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Gestão Ambiental. O acesso é feito pelo vestibular da Fuvest, ENEM-USP e Provão Paulista.

Acesse os dados do perfil dos ingressantes da Esalq: www.esalq.usp.br/dvcomun/ingressantes

Texto: Caio Albuquerque (16/6/2024)