Grupo da Esalq avança para semifinal de competição internacional

Versão para impressãoEnviar por email
Grupo é coordenado pela professora Ana Claudia Luciano, do Departamento de Engenharia de Biossistemas (crédito: Gerhard Waller)

O grupo YouthMappers Esalq/USP (MAPES), foi selecionado para a semifinal do Nature Based Future Challenge, competição internacional promovida pela Wageningen University, Criado em 2023, o grupo é coordenado pela professora Ana Claudia Luciano, do Departamento de Engenharia de Biossistemas e tem como foco atuar com tecnologias geoespaciais gratuitas para solução de problemas agroambientais e sociais, com foco na formação de jovens mapeadores.

A iniciativa da universidade dos Países Baixos é um desafio que visa promover o planejamento sustentável dos mais diversos aspectos ambientais e socioeconômicos, a partir de Soluções Baseadas na Natureza (SBN).

“O foco da competição é a cooperação internacional e interdisciplinar, e o desenvolvimento de soluções aplicáveis em um dado contexto — neste caso, o planejamento para Bangladesh no ano de 2120”, explica a orientadora coordenadora do grupo.

A equipe que está representando a USP é composta por 6 alunos da Esalq, dos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Ciências Biológicas, Gestão Ambiental e mestrado pelo Programa de Engenharia de Sistemas Agrícolas; 4 alunos da FAU do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo; 2 alunos de programas de mestrado da Brandenburg University of Technology, na Alemanha.

“Na semifinal, a equipe precisará desenvolver soluções sustentáveis para a área de Chittagong; produzir mapas, análises gráficas, plano de transição e vídeo pitch, e estará disputando contra outras 19 equipes do mundo todo”, complementa a docente. Caso seja aprovada para a Grande Final, a equipe deverá viajar aos países baixos para representar a Universidade de São Paulo diante de uma banca de especialistas, alguns dos mais respeitados membros da comunidade acadêmica internacional.

Texto: Caio Albuquerque (10/4/2024)