Genética e Biotecnologia na prática

Créditos: Gerhard Waller (ESALQ/USP – DvComun)
Editoria:

Entre os dias 22 e 26 de julho, o grupo PET-Biotecnologia, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), realizará a Escola Avançada de Genética e Biotecnologia Agrícola. Serão 5 dias de aulas práticas e teóricas sobre Genética e Biotecnologia Agrícola, oferecidas a vinte estudantes de escolas públicas de Piracicaba e região.

Segundo o professor Mateus Mondin, do departamento de Genética, e coordenador do PET-Biotecnologia, serão abordados tópicos de biologia celular e molecular, genética clássica e molecular, e ferramentas biotecnológicas aplicadas ao desenvolvimento agrícola sustentável. “O objetivo deste evento é prospectar talentos no ensino público, identificando estudantes com interesse em agronegócio e foco em tecnologias biológicas”, comenta o docente.

De acordo com os estudantes da Esalq, a seleção dos secundaristas realiza-se a partir do encaminhamento de uma proposta às escolas públicas de Piracicaba, que selecionaram os alunos de melhor desempenho acadêmico e os incentivaram a gravar um vídeo mostrando interesse ao projeto.

PET-Biotecnologia Agrícola – Trata-se de um Programa de Educação Tutorial vinculado ao Ministério da Educação. Na Esalq/USP, o PET Biotecnologia Agrícola iniciou suas atividades em 1988, com aprovação do projeto do tutor Prof. Flávio César Almeida Tavares.

​Atualmente, tutorados pelo Prof. Mateus Mondin, o grupo é formado por 10 membros e trabalha com ênfase em biotecnologia e soluções biológicas, com o objetivo de promover e expandir a área de concentração sobre esses temas para todos os cursos de ciências agrárias e biológicas do campus da USP em Piracicaba.

Saiba mais: https://petbiote-esalq.wixsite.com/website-2

Texto: Caio Albuquerque (25/6/2024)