Esalq está inserida na programação da Rota dos resíduos

Editoria:

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) passará a receber, a partir da próxima quinta-feira, 30/3, atividades do projeto Rota dos Resíduos. A iniciativa é do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA) e da Prefeitura de Piracicaba e levará piracicabanos a espaços de práticas de educação ambiental e de resíduos sólidos.

No campus Luiz de Queiroz, integrarão as ações o USP Recicla, o Centro de Estudos e Pesquisa para o Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais (Cepara), o Museu Luiz de Queiroz e o Clube de Ciências Luiz de Queiroz.

O objetivo principal do projeto é contribuir com o desenvolvimento de atividades de educação ambiental relacionadas à gestão de resíduos sólidos, por meio de visitas a espaços que proporcionem o contato com experiências realizadas em Piracicaba.

Grupos e instituições interessadas em participar dos percursos poderão solicitar o agendamento de visitas, desde que indiquem como esta possibilidade contribui para o trabalho de educação ambiental que realizam. Conforme informações do GMEA, a idade mínima para a participação no projeto é de 06 anos para o percurso realizado na Esalq, e de 10 anos para os percursos envolvendo a Cooperativa do Reciclador Solidário e os ecopontos municipais e a empresa Ambiental.

Para solicitação de visitas, é necessário que o grupo interessado possua, no mínimo, 15 pessoas e, no máximo 33 para ônibus com acessibilidade e 37 para ônibus comuns. A solicitação de visitas pode ser feita por meio do link: https://bit.ly/rota-dos-residuos. O agendamento será realizado pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA/SIMAP), em conjunto com o GMEA e as instituições parceiras.

Segundo a assessora do GMEA, Kelly Monaco Coletti, esta iniciativa busca fomentar atividades de educação ambiental relacionadas a consumo consciente e resíduos sólidos, considerando a extrema relevância de suas realizações para o enfrentamento de desafios socioambientais regionais e globais.

“Instituições públicas, como escolas e secretarias, conselhos, organizações da sociedade civil, associações de bairro e demais grupos interessados poderão fortalecer seus diálogos e práticas, a partir de percursos educadores que possibilitam o contato com diferentes experiências e que promovem a reflexão sobre escolhas de consumo e descarte”, complementa Kelly.

Ainda, segundo ela, as pessoas e grupos que realizam ações de educação ambiental em Piracicaba e que estão interessados nos percursos estão convidadas a se cadastrarem no mapeamento das ações de educação ambiental, realizado pelo GMEA: https://gmeapiracicaba.wixsite.com/mapaea/contribua.

O projeto Rota dos Resíduos: Percursos para a Sustentabilidade disponibiliza o transporte para visitas a partir de recursos financeiros advindos da parceria público privada de limpeza pública para educação ambiental. Na Esalq, as atividades serão realizadas das 8h às 12h e das 13h às 16h, começam neste dia 30/3, e os interessados poderão participar também nos dias 13/04, 20/04, 27/04, 04/05, 11/05, 18/05, 25/05, 01/06, 15/06, 22/06, 29/06

Outras informações sobre o projeto e ações desenvolvidas pelo GMEA ou de educação ambiental em Piracicaba podem ser obtidas pelo e-mail: gmeasecretariadaeducacao@gmail.com.

Com informações do GMEA | 28/3/2023