Centro de Treinamento inaugurado na fazenda Areão fortalece a parceria entre Easlq/USP, John Deere e Grupo Terraverde

Versão para impressãoEnviar por email
Gestores da parceria durante desenlace de inauguração do Centro de Treinamento (crédito: Denise Guimarães)

A John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal, anuncia a inauguração do Centro de Treinamentos de Piracicaba, no interior de São Paulo. A construção da unidade faz parte do Convênio de Cooperação Institucional da John Deere com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e Grupo Terraverde, concessionário da empresa, que tem como foco o desenvolvimento de talentos para o setor agrícola.

O Centro de Treinamentos vai fomentar a troca de conhecimentos técnicos e científicos, a capacitação de profissionais e a realização de pesquisas voltadas para avanços tecnológicos. Desde o início do convênio, em maio de 2022, mais de 2 mil pessoas foram treinadas – e a nova estrutura proporcionará um impacto ainda maior. Com a ampliação, haverá maior oferta de programas de capacitação que combinam o conhecimento teórico à prática de campo.

Funcionários da Rede de Concessionários John Deere terão mais oportunidades de desenvolvimento no CT de Piracicaba. Também serão abertas novas turmas voltadas aos alunos da Esalq/USP e, com o apoio do Grupo Terraverde, serão oferecidos cursos específicos em “Operações e Ajustes”.

Em breve, o local também passará a receber cursos voltados à comunidade, já disponíveis na plataforma Campus John Deere, permitindo que ainda mais pessoas tenham contato com tecnologias de ponta e com as melhores práticas do setor agrícola.

A construção do Centro de Treinamentos em Piracicaba contou com investimentos conjuntos da John Deere e do Grupo Terraverde na ordem de R$ 6 milhões. A parceria também inclui a autorização de uso de equipamentos e tecnologias para pesquisa e capacitação.

Sobre o Centro de Treinamentos de Piracicaba

Localizado na Fazenda Areão, uma área experimental de 130 hectares anexa ao campus da Esalq/USP, o Centro de Treinamentos ocupa 1,5 mil m² e conta com cinco salas de aula, um centro de eventos para até 130 pessoas, um refeitório, área coberta para treinamentos com máquinas, uma área aberta de 20 hectares para atividades práticas e pesquisas experimentais e uma sala de agricultura digital equipada com um Centro de Soluções Conectadas (CSC) da John Deere - onde os alunos poderão simular o trabalho de concessionários que centralizam e organizam informações da frota de máquinas dos clientes com sincronia da gestão, dados em nuvem e conexão total com o ecossistema da companhia.

“A criação do Centro de Treinamentos surgiu a partir de um modelo de negócio inovador, em colaboração com uma instituição de ensino de referência. Essa parceria permite que a John Deere e o Grupo Terraverde foquem seus investimentos em infraestrutura e programas voltados às reais necessidades do mercado, para que os estudantes saiam da universidade atualizados e aptos a aproveitar o melhor da tecnologia para tornar o agro ainda mais produtivo, rentável e sustentável”, afirma Cláudio Trevizan, gerente regional de Gestão de Conhecimento da John Deere.

Inicialmente, as atividades serão direcionadas aos docentes e alunos da Esalq/USP, incluindo graduação, mestrado e doutorado, além de funcionários da John Deere, da rede de concessionários e produtores rurais atendidos pelo Grupo Terraverde. Em breve, o Centro também atenderá alunos do ensino fundamental e médio de escolas da região, promovendo o desenvolvimento do agronegócio em todo o País.

A nova estrutura se une a outros cinco Centros de Treinamentos no Brasil, em Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Goiânia (GO), Horizontina (RS) e Várzea Grande (MT), reforçando a capilaridade de espaços equipados exclusivamente para treinamentos e capacitação de funcionários, rede de concessionários e clientes, assim como intercâmbios técnicos.

Integração acadêmica e tecnológica

O convênio vai incentivar pesquisas nas áreas de modelagem, máquinas agrícolas, inteligência artificial e agricultura digital, ao mesmo tempo em que promoverá a criação de um ecossistema colaborativo entre a universidade e o setor privado, por meio de treinamentos, apresentações e a integração de docentes da Esalq/USP com profissionais da John Deere. Além disso, o acordo apoia programas acadêmicos voltados à formação empreendedora, oferece bolsas de estudo e estimula o debate sobre os desafios da digitalização do campo.

A expectativa da diretora da Esalq, professora Thais Vieira, é que este seja o o primeiro de muitos outros centros, que também venham aproximar a Esalq do setor produtivo e da sociedade. “Esse Centro de Treinamento está perfeitamente alinhado aos objetivos estratégicos que definimos em conjunto para o futuro da Esalq, especificamente três. O primeiro está relacionado à formação dos alunos, tanto de graduação quanto de pós-graduação para que tenhamos a atração dos melhores talentos. O segundo é alavancar pesquisa. É um centro de treinamento e desenvolvimento científico tecnológico em áreas que são muito importantes para a agricultura do país e a gente tem essa possibilidade de interface com os nossos grupos de estudos, grupos de pesquisa da Esalq. E, finalmente, a interação, a aproximação da Esalq com a comunidade, incluindo a comunidade de agricultores, usuários de máquinas e implementos que têm a oportunidade de participar de treinamentos aqui nesse novo espaço”.

O concessionário Grupo Terraverde desempenha um papel essencial nesse ecossistema, oferecendo treinamentos aos produtores e comunidade, fazendo a operação do espaço e levando sua experiência no gerenciamento das soluções conectadas. “Estar ao lado da John Deere e da Esalq/USP em um projeto que une pesquisa aplicada e soluções práticas é enriquecedor. Estamos vendo essa troca de conhecimento se traduzir em resultados concretos que beneficiam toda a cadeia do agronegócio” ressalta Eduardo Cunali Defilippi, CEO do Grupo Terraverde.

Caberá à Fealq a responsabilidade pela gestão administrativa e financeira dos recursos necessários à execução do Convênio, no âmbito da gestão dos projetos de pesquisa e treinamentos, bem como de bolsas de estudo concedidas a alunos de graduação e de pós-graduação.

16/04/2025