Acadêmico da Esalq vence Grande Prêmio Vídeo de Pós-graduação

Vinícius Villa e Vila é doutorando do PPG em Engenharia de Sistemas Agrícolas

Você sabia que o Brasil está entre os países com maior área equipada para irrigação no mundo e que apenas 20% da área total cultivada mundialmente com alimentos provem de áreas irrigadas? No entanto, essa pequena área é responsável por produzir mais de 40% dos alimentos.

Essa informação consta no início do vídeo produzido por Vinícius Villa e Vila, aluno de doutorado do programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Agrícolas, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), vencedor do Grande Prêmio Vídeo Pós-graduação USP 2022 realizado em parceria com a Fundação Padre Anchieta – Centro Paulista de Rádio e TV Educativas.

O estudo apresentado em vídeo por Vila, sob o tema “Uso de imagem termal como ferramenta de manejo de irrigação em hortaliças sob diferentes reposições hídricas a aplicação de compostos bioativos”, teve orientação da professora Patrícia Angélica Alves Marques, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq.

Dez grandes áreas do conhecimento concorreram ao prêmio e, os primeiros colocados entre as áreas de Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde I; Ciências da Saúde II; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; Linguística, Letras e Artes; Multidisciplinar, recebem um prêmio no valor de R$ 5.000,00. Além desse valor, Villa, como autor do vídeo de maior destaque escolhido entre os 10 vídeos premiados, receberá um prêmio adicional no valor de R$ 5.000,00.

Clique para asistir o vídeo.

Ciências Agrárias | Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP 2022 | Autor: Vinícius Villa e Vila

O Prêmio

O prêmio tem como objetivo reconhecer e premiar apresentações em vídeo de trabalhos de alunos inscritos nos PPGs da USP em grandes áreas de conhecimento, de forma a aprimorar a habilidade de comunicação, estimular a constante busca pela excelência e divulgar em mídias sociais e televisivas as teses e dissertações que estão sendo desenvolvidas na USP, concedendo-se um Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP em 10 grandes áreas de conhecimento e um Grande Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP ao autor do vídeo escolhido dentre os 10 vídeos premiados nas diferentes áreas de conhecimento.

Em adição ao Prêmio Vídeo Pós-graduação USP 2022, em parceria com Fundação Padre Anchieta – Centro Paulista de Rádio e TV Educativas – TV Cultura, são selecionados, adicionalmente, 20 vídeos menções honrosas, sendo dois por grande área do conhecimento, a serem também exibidos na grade da TV Cultura e, em seus canais no Brasil e Exterior, canais de TV a cabo, assim como a difusão pela Internet e mídias sociais.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTB 32531 | 21.03.2023