Vale do Piracicaba

O Vale do Piracicaba (AgTech Valley) nasceu do encontro de três pessoas - Mateus Mondin, Sergio Marcus Barbosa e José Augusto Tomé - que idealizaram uma Campanha para o reconhecimento  do Ecossistema Tecnológico de Piracicaba.

O lançamento da Campanha do Vale ocorreu em 5 de maio de 2016, na Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), quando os três idealizadores apresentaram esta idéia à comunidade piracicabana que busca divulgar o valor da região de Piracicaba e reconhecê-la como local de reunião de conhecimento e  desenvolvimento de tecnologias para a agricultura, proposta inspirada no ‘Vale do Silício’, na Califórnia, EUA.

Desde então, o Vale do Piracicaba vem se consolidando de forma espontânea como um movimento orgânico, no qual as instituições públicas e privadas utilizam sua marca de domínio público como forma de seu reconhecimento, resultando em uma rede colaborativa de vanguarda para o empreendedorismo e a inovação na Agricultura. 

Saiba mais: www.valedopiracicaba.org 

Como a ESALQ se posiciona no Vale do Piracicaba?

A ESALQ reconhece a importância da configuração deste arranjo de geração de conhecimento e de inovação para tecnologia na agricultura. Como unidade da USP em Piracicaba, a ESALQ fomenta a formação diferenciada de recursos humanos, bem como a promoção de atividades e projetos que estimulem o empreendedorismo e o espírito inovador entre docentes, pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação.

A ESALQ associa a sua participação no Vale do Piracicaba como facilitadora do acesso ao conhecimento por meio de ensino acadêmico e projetos científicos. Também promove ações pontuais como a realização de eventos científicos, projetos colaborativos focados no estabelecimento de convênios acadêmicos e de parcerias público-privada, além de sua incubadora ESALQTec que oferece suporte ao empreendorismo ligado ao setor tecnológico agrícola.

A ESALQ se orgulha em ser reconhecida como integrante do Vale do Piracicaba, visto que muitas das instituições participantes do Vale são oriundas de seus egressos ou esses compõem seu quadro de colaboradores e/ou utilizam conhecimentos nela gerados.

Antes de vincular qualquer imagem do patrimônio da ESALQ ao Ecossistema do Vale do Piracicaba, entre em contato com  o “Escritório de Relações Institucionais” pelo telefone (19) 3429-4004.

 

Produzido pela Siesalq

Copyright © 2015 ESALQ/USP