Grupo de Estudos e Pesquisa para Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais - CEPARA

O grupo CEPARA trabalha desde 1995 com estudos e pesquisas sobre o tema compostagem e suas vertentes.Dessa maneira, como o grupo realiza trabalhos de cunho prático e educativo, suas atividades compreendem a educação ambiental através de visitas monitoradas, palestras, cursos, oficinas e aporte técnico na montagem e manejo de leiras de compostagem.. O trabalho é realizado internamente na área do grupo CEPARA e fora do campus em escolas estaduais. O grupo mostra a alternativa sustentável e em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos em destinar o resíduo orgânico produzido no campus para a compostagem produzindo adubo orgânico a partir de resíduos provenientes da criação de animais, restaurante universitário, trailer de alimentação, podas e varrição. O objetivo do grupo é promover a sustentabilidade e agroecologia no campus Luiz de Queiroz através da compostagem, apresentando práticas, processos tecnológicos, o mercado e o viés profissional que envolve a gestão de resíduos orgânicos agroindustriais. Dessa maneira, busca-se esclarecer e aplicar as soluções socioambientais a partir da gestão e manejo dos resíduos do campus Luiz de Queiroz e das experiências acumuladas pelo grupo.

Ciências Agrárias.

Linhas de Extensão: Questões ambientais.

Profa. Jussara Borges Regitano  E-mail: regitano@usp.br  Tel.(19) 3417-2126

Nome Curso Contato