Iniciação Científica na ESALQ

A iniciação científica (IC) é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação. É uma importante oportunidade que permite ao aluno desde cedo entrar em contato direto com o meio científico, através de uma introdução sistemática à atividade de pesquisa. A presença do aluno de graduação nessa área faz com que ele desfrute de um ambiente de trabalho em equipe, aprenda a adquirir senso crítico responsável e, sobretudo, inicia-se a prática de uma postura profissional acompanhada de responsabilidade para com a ciência e a sociedade.

O estudante que se torna também pesquisador exerce em seus primeiros momentos da pesquisa acadêmica a síntese de observações ou experiências, a sistematização de ideias, a elaboração de relatórios, a apresentação de resultados em eventos e até mesmo a redação de artigos com apoio de seu orientador. Desta forma o aluno participa de todas as atividades que envolvem uma carreira de pesquisa, enriquecendo o seu aprendizado.

Ao realizar uma iniciação científica, o aluno complementa sua formação acadêmica quando alia a prática aos conhecimentos adquiridos nas atividades letivas, passando a produzi-lo, reavaliá-lo ou até mesmo recriá-lo. O estudante conta com uma experiência a mais em sua carreira servindo com um diferencial de aplicação do método científico que futuramente pode conferir ao jovem uma oportunidade no mercado de trabalho. Portanto, a iniciação científica tem papel fundamental no aprimoramento do ensino e da extensão.

A ESALQ proporciona a seus alunos muitas oportunidades de iniciação científica em diversas áreas de conhecimento. Conjuntamente a outros campi, participa desde 1995 do Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP), evento em que os alunos da ESALQ e de outras Unidades da USP desfrutam de uma experiência de interação com outros projetos de IC, adquirem vivência na apresentação de seus projetos e resultados obtidos, e mostram a importância deste para a ciência.

 

  • Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Des. Tecnológico e Inovação da USP: Resolução CoPq 7.236-22/07/2016 - Em reunião da 11ª Reunião Ordinária da Comissão de Pesquisa do dia 07/11/16, foi aprovada a não adesão ao Programa de Iniciação Científica por unanimidade para outros fomentos. (Exceto PIBIC/PIBITI do CNPq).
  • PIBIC 
  • PIBITI 
  • Dados Estatísticos PIBIC/PIBITI
  • Dados Estatísticos FAPESP

Produzido pela Siesalq

Copyright © 2014 - USP/ESALQ