Gestão Ambiental

A profissão

O gestor ambiental é o administrador do ambiente responsável por manter o equilíbrio entre a conservação dos recursos naturais e a produção econômica de bens e serviços. É o profissional que gerencia projetos ambientais (elaboração, desenvolvimento e coordenação), formula políticas para certificação ambiental, promove ações de conscientização e educação ambiental, e realiza estudos de impacto ambiental.

 

O curso

O curso de Gestão Ambiental da USP/ESALQ oferece ao aluno formação multidisciplinar voltada às ciências da terra e do ambiente, sociais e administrativas, com disciplinas em áreas como: administração, economia, sociologia, botânica, geologia, química ambiental, zoologia, direito, hidrologia, ecologia, educação ambiental, gestão turística, comunicação e marketing, geoprocessamento, genética e questões socioamenientais. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) permite ao estudante especializar-se na área que mais lhe agrada e a se preparar para o mercado de trabalho.

Bacharelado | 40 vagas | período noturno | duração 4 anos

 

Consulte

 

Mercado de trabalho

O gestor ambiental formado pela USP/ESALQ pode atuar em:

  • instituições privadas: fiscalização ambiental, emissão de relatórios de impactos ambientais, implantação de sistemas de gestão ambiental, auditoria e certificação;
  • órgãos públicos municipais, estaduais e federais em setores relacionados às questões ambientais tais como secretarias de Meio Ambiente, Ibama e Comitês de Bacias Hidrográficas;
  • Organizações não-governamentais (ONGs);
  • instituições de ensino e de pesquisa: atividades de docência, pesquisa e extensão;
  • consultoria na área ambiental.

 

Vestibular da FUVEST

  • as datas para isenção/redução da taxa de inscrição, inscrições e provas são definidas em maio;
  • agosto: manual do candidato disponível para consulta no site da Fuvest;
  • final de agosto/início de setembro: inscrições pela internet no Vestibular da Fuvest.

Os bônus do Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp) são oferecidos a alunos oriundos de escolas públicas que se inscreveram na Fuvest. Os bônus do Inclusp podem chegar a 20%, conforme o grupo no qual o candidato se inserir, que incidem sobre a nota da primeira fase e a nota final do vestibular. Saiba mais em: www.usp.br/prg.

 

Sisu - Enem

Para orientações sobre os procedimentos e inscrições no Sisu - Enem, acessehttp://sisu.mec.gov.br/. Na ESALQ, os cursos de graduação que aderiram ao Sisu - Enem, em 23 de junho de 2015, na modalidade de ampla concorrência, são: Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Gestão Ambiental. Clique aqui para consultar a notícia publicada na Sala de Imprensa da USP.

 

Contato

Para esclarecer suas dúvidas, entre em contato com a Comissão de Coordenação de Curso.

 

Saiba mais

Vídeo institucional

TV USP Informa: Conheça o curso de Gestão Ambiental

 

Produzido pela Siesalq

Copyright © 2014 - Universidade de São Paulo