Pedro Valentim Marques recebe homenagem da diretoria

Engenheiro Agrônomo formado pela Esalq na turma de 1973, o docente Pedro Valentim Marques, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia, decidiu se aposentar após participar da vida acadêmica da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq) por 48 anos. “Minha vida começou aqui em 1969. Eu estudava em São Paulo à noite e tive um professor, Pestana, que dava aula de matemática e era agrônomo. Então ele contava algumas histórias e aquilo ficou na minha cabeça. Quando fui fazer vestibular, resolvi fazer aqui. Então, entrei na Esalq”, contou Marques.

Na Esalq, o docente fez mestrado em Economia e Sociologia Rural em 1976 e doutorado em Economia Agrícola pela University Of Kentucky, nos Estados Unidos, no ano de 1982. Além disso, concluiu o pós-doutorado em 1988, pela Colorado State University System (CSU), nos Estados Unidos.

O docente atua na área de Economia, com ênfase em mercados futuros agropecuários, agronegócios, descobrimento de preços e organização de mercados agroindustriais. Além disso, coordena programas de treinamento presencial e EaD em Agronegócios, Gestão de Negócios, Marketing e Gestão Escolar. Para ele, é muito bom atuar nessas áreas e ter contato direto com as pessoas. “Onde você vai tem ex-alunos, ex-colegas. O gostoso é isso, ter os alunos, acompanhá-los, e sei que fiz minha parte”, disse.

Em outubro de 2017, o docente recebeu o Termo de Reconhecimento pelas contribuições à instituição das mãos do professor Luiz Gustavo Nussio, diretor da Esalq, e do professor Durval Dourado Neto, vice-diretor. “Vou deixar os mais jovens cuidarem do trabalho, mas vou ficar por aqui por um tempo como professor sênior e, com o tempo, vou me desligando”. O docente ainda comentou a sensação de ter feito parte da história da Esalq. “Você tem que ser esalqueano para sentir. Não é estudar e não é trabalhar aqui, é uma vida”, finalizou o docente.

Texto: Caio Nogueira / Fabiano Pereira | Revisão: Caio Albuquerque

20/10/2017

Durval Dourado Neto, Pedro Valentim Marques, Silvio Moure Cicero e Luiz Gustavo Nussio (crédito: Gerhard Waller)

Produzido pela Siesalq

Copyright © 2015 ESALQ/USP