Professora Marisa Regitano d´Arce recebeu homenagem

Em outubro de 2016 a professora Marisa Aparecida Bismara Regitano d´Arce, do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da ESALQ, completou 35 anos de docência.  “Ingressei em 1981, fui contratada como Auxiliar de Ensino, categoria que hoje não existe mais”. Formou-se em 1979, foi coordenadora de uma escola de língua inglesa e, por insistência do pai, entrou em contato com o então departamento de Tecnologia Rural, na época chefiado pelo professor Urgel de Almeida Lima. “Eu queria trabalhar com Química e o Prof. Urgel me disse então que precisava desenvolver a linha de pesquisa de Óleos e Gorduras. Eu respondi que não entendia nada dessa área e ele então propôs o desafio de aprendermos juntos”.

Fez mestrado na ESALQ, doutorado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas e, em 1998 concluiu a livre docência. “Em 1999 conquistei a titularidade e em 2000 assumi a chefia do Departamento, quando teve início minha trajetória administrativa na Universidade, que foi tão gratificante quando a de pesquisadora porque aí eu me envolvi muito mais com as pessoas, foram muito construtivos os momentos que vivi a partir daí”.

Foi a primeira coordenadora do curso de Ciências dos Alimentos, inaugurado em 2001. “Era o primeiro curso do Brasil, o departamento estava se fundindo com Economia Doméstica, conseguimos o registro do curso junto ao Conselho Regional de Química, formamos a primeira turma, enfim, foram quatro anos muito produtivos”.

Ocupou a Presidência da Comissão de Cooperação Internacional da Reitoria da USP de 2007 a 2010 e da Sociedade Brasileira de Óleos e Gorduras de 2000 a 2002, tendo sido vice-presidente no biênio 2003-2004. No período de abril 2011 a janeiro 2015 foi vice-diretora da ESALQ. “São períodos os quais guardo a mais terna lembrança, foram períodos de muito envolvimento com pessoas, de muita responsabilidade, oportunidades que tive de fazer algo em prol da comunidade, da ESALQ e da USP”.

Na ESALQ, foi também a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-diretora. “Trabalhar ao lado do professor Caixeta foi uma oportunidade que só tenho a agradecer. A comunidade votou em mim e trabalhei com uma pessoa que eu respeito pela ética, pela honestidade e pela dedicação. Foi uma experiência incrível, eu abracei essa posição com a maior alegria, com a maior motivação. E sendo mulher eu tinha uma torcida feminina que eu sentia que precisava corresponder. E esse eleitorado feminino sempre me deu muita força”.

Em 6 de junho de 2017, data da sua aposentadoria, a professora Marisa recebeu, das mãos do diretor da ESALQ, professor Luiz Gustavo Nussio, um Termo de Reconhecimento pela dedicação à instituição.

Texto: Caio Albuquerque (07/06/2017)

Luiz Gustavo Nussio, Marisa Aparecida Bismara Regitano d'Arce e Durval Dourado Neto (crédito: Gerhard Waller)

Produzido pela Siesalq

Copyright © 2015 ESALQ/USP