José Djair Vendramim recebe Termo de Reconhecimento da Diretoria

Engenheiro agrônomo formado na turma de 1974, o professor José Djair Vendramim, do Departamento de Entomologia e Acarologia (LEA), decidiu se aposentar da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq) após anos de dedicação à instituição.

Após sua graduação em 1974, Vendramim foi para Bandeirantes-PR dar aula na Fundação Faculdade Agronomia Luiz Meneghel, “fiquei três anos lá e fui liberado para fazer o mestrado”. O docente concluiu o mestrado em 1980, ano que iniciou sua carreira na Esalq, e o doutorado em 1982, ambos em Entomologia pela Esalq.

Vendramim tem atuação destacada na área de Resistência de Plantas a Insetos e Plantas Inseticidas. Foi chefe do Departamento de Entomologia e Acarologia durante quatro anos, publicou mais de 170 artigos científicos, orientou mais de 50 dissertações e teses de pós-graduação, além de ministrar diversas palestras referentes à área em que atua. “Adaptado ao Departamento e as aulas, comecei a desenvolver a pesquisa já nessa área de Resistência de Plantas. Até então, nós não tínhamos nenhum professor nessa área. Contávamos com um professor Fernando Mesquita Lara, ele vinha de Jaboticabal (SP) só para dar a disciplina. Então, quando surgiu a oportunidade e um cargo, fui contratado”, contou.

No dia 2 de março de 2018, o docente que foi homenageado e recebeu o Termo de Reconhecimento da Diretoria da Esalq devido às grandes contribuições com a universidade, contou como serão os próximos anos de sua vida. “Eu vou ficar como professor sênior, pelo menos dois anos. Tenho uma orientada de mestrado, um projeto de CNPq, onde sou pesquisador de produtividade. Então, de certo modo, ficarei envolvido com as rotinas acadêmicas”, disse.

Texto: Caio Nogueira | Revisão: Caio Albuquerque | 02/03/2018

Luiz Gustavo Nussio e José Djair Vendramim (crédito: Cristiano Ferrari Prado)

Produzido pela Siesalq

Copyright © 2015 ESALQ/USP