Hamilton Orsini foi homenageado

Hamilton Orsini nasceu em Piracicaba no dia 7 de maio de 1952. Ingressou na ESALQ em novembro de 1979 como auxiliar de campo e desde então atuou no setor de Topografia do Departamento de Engenharia de Biossistemas. Seu pai, Aristides e seu avô, Herman, também foram funcionários da ESALQ. “Meu avô quando veio da Itália trabalhou no aviário e meu pai trabalhou 38 anos na engenharia”.

Foi responsável pela preparação de aulas e manutenção dos equipamentos de Topografia. “Passaram pelas minhas mãos os teodolitos antigos, os modernos e hoje os GPS fazem a mesma função”.

Sempre auxiliou os docentes nas aulas práticas e do contato com os alunos ganhou um apelido carinhoso. “Eram poucos alunos no início e logo começaram a me chamar de Mestre dos Magos e o apelido ficou. Fiz muitas amizades que depois encontrei vários egressos em viagens pelo Brasil”.

Sobre o ato de ensinar, Orsini lembra de como era antigamente. “Lembro do professor Reinaldo Godoi que me convidava para ir para as áreas de campo fazer as medidas e fazíamos tudo na mão, os desenhos em papel milimetrado. O ensino é o mesmo, mas as tecnologias hoje facilitaram. Hoje com o celular fazemos uma foto que nos dá informações mais rápidas e precisas”.

Sobre a aposentadoria, diz que sentirá saudades dos alunos. “Muitos vieram falar comigo me deram boa sorte, mas quem sabe surgirão outros Mestres dos Magos (risos)”.

Após a aposentadoria, Orsini já tem planos definidos. “Antes de entrar na ESALQ participei do movimento hippie e sempre trabalhei com artesanatos, tenho um quiosque com bolsas, bijuterias e acessórios, participo das feiras na cidade e faz 3 meses que nasceu minha neta, Alice. Então ela chegou junto com a aposentadoria e agora terei tempo para curti-la”.

Da ESALQ, levará boas lembranças. “Aqui foi minha segunda casa, eu venho na ESALQ desde os sete anos. Junto com meu pai e meu avô somamos mais de 100 anos de ESALQ”.

No dia 20 de abril de 2016, recebeu do diretor da ESALQ, professor Luiz Gustavo Nussio, um Termo de Reconhecimento pelos serviços restados à instituição.

Texto: Caio Albuquerque (20/04/2017)

Hamilton Orsini e Luiz Gustavo Nussio (crédito: Gerhard Waller)

Produzido pela Siesalq

Copyright © 2015 ESALQ/USP