Professor Carlos Alberto Vettorazzi é reconhecido pela diretoria da ESALQ

Devido à aposentadoria, o professor Carlos Alberto Vettorazzi, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ) recebeu, do diretor da instituição, professor Luiz Gustavo Nussio, um Termo de Reconhecimento pelos serviços prestados à Escola.

Nascido em São Caetano do Sul, em 1958, Vettorazzi  conheceu a ESALQ ainda na infância. “A família da minha mãe é piracicabana e em um desses passeios que fizemos para cá ela me trouxe para conhecer a ESALQ e foi paixão à primeira vista”.

Ingressou na Escola como estudante de Engenharia Agronômica em 1976, logo após o término do colegial. “Terminei a graduação em 1979 e, em março de 1980 ingressei no então departamento de Engenharia Rural, hoje Engenharia de Biossistemas”.

Desde o início trabalhou com topografia e fotointerpretação, que depois evoluiu para sensoriamento remoto. “Hoje tudo isso faz parte de uma grande área chamada Geoprocessamento ou Geotecnologias. Tive a oportunidade de acompanhar essa evolução, a utilização das imagens por satélite, a introdução dos GPS, da eletrônica embarcada. Foi um prazer muito grande acompanhar essas mudanças e perceber o grau de importância que hoje a Geotecnologia tem para a agricultura”.

Lecionou na graduação e pós-graduação e coordenou pesquisas nas áreas de sensoriamento remoto, sistemas de informações geográficas, sempre aplicadas às ciências agrárias e ambientais. “Sou um apaixonado pela minha profissão, mas creio que a realização maior se deu em ala de aula, principalmente com os alunos de graduação. A transferência do conhecimento, o contato com a juventude, a vibração da juventude, a força deles, saber que vão continuar nosso trabalho, isso é bastante gratificante”.

Agora redireciona sua vida para dedicar-se a alguns hobbies e à vida familiar. “Pratico pesca esportiva, ilustração científica, inclusive tenho me dedicado à ilustração de peixes em função da pesa esportiva, mas o que mais pretendo é dar atenção à minha família”.

Vettorazzi recebeu das mãos do diretor da ESALQ, Luiz Gustavo Nussio, um Termo de Reconhecimento pelas suas contribuições (Crédito: Gerhard Waller)

Produzido pela Siesalq

Copyright © 2015 ESALQ/USP