Edital Programa Institucional de Pesquisa nos Acervos

1. OBJETIVO

A USP é depositária de vários acervos de inestimável valor histórico, científico ou cultural. O acesso a esse material deve ser estimulado e facilitado, para maior benefício da sociedade. O uso desse material por pesquisadores externos que visitam a USP permite aumentar significativamente seu valor científico e cultural. Assim, além de disponibilizar seu acervo, a USP passa a apoiar pesquisadores em início de carreira que venham para realizar projetos de pesquisa que envolva o material dos seguintes órgãos da Universidade: Museu de Arte Contemporânea (MAC), Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), Museu Paulista (MP), Museu de Zoologia (MZ), Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), Centro de Biologia Marinha (CEBIMar) e Instituto de Estudos Brasileiros (IEB).

Assim, o Programa Institucional de Pesquisa nos Acervos USP, oferecerá auxílios individuais a pesquisadores que venham fazer pesquisa com material do acervo dos museus da USP, da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, do Instituto de Estudos Brasileiros, ou de material captado no CEBIMar, e que permaneçam por um período mínimo de três meses. - Continue lendo