Professores da Universidade do Nebraska ministraram curso na ESALQ

Editoria: 

O Departamento de Zootecnia recebeu, no dia 22 de maio, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), os professores Matthew Spangler e Gota Morota, da Universidade do Nebraska – Lincoln, para ministrarem o curso “Genética Quantitativa e Genômica”, sob responsabilidade dos professores Luiz Lehmann Coutinho e Gérson Barreto Mourão, do programa de pós-graduação em Ciência Animal e Pastagem.

O objetivo do curso foi de aumentar o envolvimento entre os pesquisadores do Nebraska e da Esalq, especificamente na área de genética e genômica, além de possibilitar trocas de informações entre os alunos e os pesquisadores.

Para o professor Matthew Spangler, especialista na área de Genética de Melhoramento Animal, é uma boa oportunidade para a colaboração e para troca de informações com alunos de pós-graduação. “A parte de melhoramento tem contribuído muito na eficiência de produção, porém, acredito que exista muito mais coisa para melhorar. O curso trata da parte genômica, e essa parte tem colaborado no processo de seleção, porque nós temos novas ferramentas usando informações do sequenciamento do DNA genômica”, concluiu Matthew.

A aluna Aline César, formada em Zootecnia pela USP de Pirassununga, com doutorado na Esalq com o prof. Coutinho, contou sobre a participação no curso. “O motivo é a importância da seleção genômica para a produção de carne ou produção animal. Esse curso traz coisas novas, está sendo muito produtivo e bem aproveitado pelos alunos e pesquisadores. É muito importante também a integração entre as universidades, e essa parceria trará um bom resultado”, disse Aline.

O curso ministrado pelos professores do Nebraska foi de extrema importância, promovendo a influência e troca de ideias e de projetos, auxiliando na interação entre as universidades.

Texto: Caio Nogueira

Revisão: Alicia Nascimento Aguiar (24/05/2016)

 

 

 

Palestra com o professor Gota Morota (Foto: Gerhard Waller)

Produzido pela Siesalq

Copyright © 2015 ESALQ/USP