Nutrição de milho mais eficiente

Editoria: 

Alternativas para aumentar a eficiência de uso do nitrogênio (N) em sistemas de produção de milho são necessárias. “O uso de fertilizantes de eficiência aumentada, que diminuem as perdas de N no sistema solo-milho-atmosfera, representa uma alternativa interessante”, aponta o engenheiro agrônomo Hugo González-Villalba.

O agrônomo é autor de um estudo desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), que investigou o que acontece na cultura do milho quando dois fertilizantes nitrogenados de eficiência aumentada são misturados. Em campo, foram testados a ureia de liberação controlada (ureia recoberta com enxofre e polímeros) e ureia tratada com inibidor da enzima urease (NBPT).

A pesquisa demonstrou que, a partir dessa mistura, a ureia tratada com NBPT disponibiliza N na fase inicial de desenvolvimento da cultura, enquanto que a ureia recoberta com enxofre e polímeros é responsável pela nutrição nitrogenada nos estádios mais avançados, especialmente nos estádios reprodutivos do milho. O trabalho também demonstrou que utilizando essa mistura de fertilizantes nitrogenados, é possível atingir níveis de produtividade de milho similares aos obtidos quando é aplicada ureia convencional, mas utilizando doses menores de N.

O trabalho teve orientação do Prof. Paulo Trivelin, da Divisão Desenvolvimento de Métodos Técnicas Analíticas e Nucleares do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da USP e sugere que os cultivares modernos de milho requerem grande quantidade de N após o florescimento, o que pode ser garantido com a utilização de fertilizantes de eficiência aumentada. Os resultados se mostraram pioneiros na utilização de fertilizantes nitrogenados de eficiência aumentada enriquecida em 15N.

“A tese demonstrou a efetividade da mistura de UREP e ureia-NBPT, e pela primeira vez, foi demonstrado por meio do uso da técnica isotópica que realmente podem ser denominados de fertilizantes nitrogenados de eficiência aumentada, pois ajudam a melhorar a produtividade de grãos de milho e aumentar a recuperação do fertilizante nitrogenado aplicado”, finaliza o autor.

Texto: Caio Albuquerque (18/06/2018)

Mistura de ureia revestida com enxofre e polímeros (laranja) e ureia tratada com NBPT (crédito: Hugo Abelardo González Villalba)

Produzido pela Siesalq

Copyright © 2015 ESALQ/USP