Marília Oetterer é reconhecida pela diretoria da ESALQ

Editoria: 

Marília Oetterer começou sua carreira acadêmica na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) há 51 anos, onde atuou no Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN). No período entre 2006 e 2010, atuou como chefe do LAN. Após anos de dedicação à instituição, Marília despediu-se da Escola e foi homenageada por Luiz Gustavo Nussio, diretor da ESALQ.

Graduada em 1970 em Engenharia Agronômica pela ESALQ, a docente concluiu o mestrado em Ciência dos Alimentos na USP em 1975, e doutorado em Ciências dos Alimentos, em 1978, pela USP. Além de docente, Marília foi vice-presidente da Comissão de Graduação, entre 2003 e 2009; Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, no período de 2004 a 2007; Coordenadora do Curso de Graduação em Ciências dos Alimentos, de 2001 a 2009; Chefe do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição, entre 2006 e 2010; Coordenadora do Grupo de Estudos e Extensão em Inovação Tecnológica e Qualidade do Pescado, onde passaram, aproximadamente, 50 profissionais por ela e que hoje trabalham na área; e Membro da Congregação da ESALQ.

A docente tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Agroindústrias de Alimentos, atuando principalmente nos temas: Qualidade e padronização do pescado proveniente da piscicultura e maricultura; Qualidade da água de cultivo; Rastreabilidade e Sustentabilidade da cadeia produtiva do pescado; Tecnologia do pescado-beneficiamento e industrialização-Inovação Tecnológica e transferência de tecnologia; Resíduos e coprodutos do pescado.

Enfim, na manhã de quinta-feira, dia 2 de fevereiro de 2017, a docente recebeu das mãos do diretor da ESALQ, o Termo de Reconhecimento pelas contribuições à Escola. “A história da ESALQ vem desde a infância pra mim. A partir dai, permaneci aqui dentro e os anos passaram. É muito gratificante fazer parte dessa história. Aqui é minha casa, a Escola é como se fosse minha família e será sempre”, finalizou Marília.

 

Texto: Caio Nogueira

Revisão: Alicia Nascimento Aguiar

Luiz Gustavo Nussio, diretor da ESALQ, e professora Marília Oetterer (Foto: Gerhard Waller)

Produzido pela Siesalq

Copyright © 2015 ESALQ/USP