ESALQTec alcança marca histórica de projetos apoiados

A ESALQTec, Incubadora tecnológica da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq/USP) chega a 100 projetos apoiados simultaneamente, contemplados nas suas 03 categorias: Pré-incubadas, Incubadas Residentes e Associadas. Contribuiu para este fato a relevância alcançada do movimento iniciado na própria incubadora, que foi o reconhecimento do município de Piracicaba como um ecossistema tecnológico de destaque na tecnologia para a agricultura: o “ Vale do Piracicaba / Agtech Valley”, lançado a 02 anos. A Incubadora, que em 2015/2016 apoiava o equivalente a 30 projetos mais que triplicou esta marca.

 

A incubadora é um programa iniciado em 2005 pela Esalq e FEALQ (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz), e neste período acompanhou a evolução do ambiente das tecnologias e inovações, com destaque para diversas vertentes, como o controle biológico de pragas e outras tecnologias de produção sustentável para o agronegócio. Atualmente, a chamada Agricultura Digital é a grande novidade, com produtos e serviços que utilizam a Internet das Coisas (IoT) e diversas tecnologias embarcadas em máquinas e implementos, como drones e sensores.

 

Responsável por dar suporte a micro e pequenas empresas ligadas à cadeia produtiva do agronegócio, a ESALQTec oferece além do espaço para laboratórios e escritórios, o apoio aos empreendedores através de consultorias em gestão e orientações para obtenção de recursos financeiros para pesquisa, como também uma maior visibilidade do projeto, através de participação em eventos como o AgTechDay, Prêmio Empreendetec e ESALQSHOW, no site e nas demais mídias. Empresas que nasceram na ESALQTec, como a Delta CO2, ECOMOL, @Tech, Agrosafety e Promip, são exemplos do sucesso e continuam inovando e conquistado o mercado. Além disso, é notório a relevância cientifica dos projetos incubados, atestados pelo apoio da FAPESP e FINEP.

 

“A ESALQTec tem contribuído positivamente para o nosso projeto ao propiciar um ambiente de interação com outras startups, e pela exposição diante da mídia, de investidores, autoridades e agentes de inovação. Vale ressaltar também, que ao ser um empresa residente na ESALQTec, a empresa tem um ganho de credibilidade visto o histórico de empresas bem sucedidas que saíram da Incubadora e hoje estão fazendo muito sucesso” diz Marcelo Coutinho, fundador da Brazil Beef Quality, empresa residente na incubadora.

 

O apoio do seu Conselho Deliberativo foi um dos fatores fundamentais: “Na qualidade de Presidente recém-empossado junto ao Conselho Deliberativo da ESALQTec me sinto honrado em assumir tal função em momento especial como este quando a marca de 100 projetos é atingida. Marca essa reflexo do trabalho pioneiro e incansável dos que me antecederam, bem como da gerência da ESALQTec. Obviamente, assumir em momento tão significativo aumenta ainda mais a responsabilidade dos integrantes do Conselho Deliberativo”, diz o Prof. Dr. Sérgio F. Pascholati, presidente do novo conselho.

 

Ainda segundo o Prof. Dr. Pascholati, uma atenção especial deve ser dada a Incubadora nesta nova fase, para que o seu crescimento continue contínuo e surpreendente: “Em termos de futuro, temos que repensar os objetivos e a estrutura da ESALQTec para que o sucesso conseguido até o momento seja mantido, visto que a inovação no agronegócio é bastante versátil. Além disso, executar ações para que a ESALQTec continue a ser lembrada em termos nacionais e mesmos internacionais, como modelo de incubadora tecnológica de ponta” afirma.

 

Para Klever José Coral, Superintendente da COPLACANA ( Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo) a parceria com a ESALQTec é muito importante: “A COPLACANA dentro da comemoração dos seus 70 anos, se sente honrada em fazer parte como 100° empresa associada a ESALQTec, hube de informações e inovações, disseminadora ao Agro, isso tudo dentro do AgroValley Piracicaba. Podemos concluir que o sucesso é certo” diz.

 

Projetos. Confira abaixo os 100 projetos da ESALQTec, Incubadora da ESALQ/USP:

 

Incubadas: Brazil Beef Quality, Drop, Ibi Agentes Biológicos, Orion Indústria Química, Pragas.com, Smart Agri, Smart Sensing, SymBioTec.

 

Associadas: @Tech – Inovações Tecnológicas para a Agropecuária, 5ECOS, AGRIBELA, AgriPoint, AGRODATA, AGRONOW TECNOLOGIA S.A, AGROMIC Pesquisa, Produção e Comércio de Insumos Biológicos, Agrosafety Monitoramento Agrícola Ltda, Agrosmart, AGS, Alamo, Algae Biotecnologia, Anáhata Serviços Agronômicos, ANDRIOS ASSESSORIA, BeefTec, BioControl Certificações e Inspeções, Biomin, Cassetari & Lucheta, Catwork Soluções em Software, CCG Cantagalo General Grains, CHIMTEC, Colly Química, COPLACANA, DATACOPER, Delta CO2 Assessoria e Consultoria Técnico Científica, DK Ciência Agro, DKRO Gestão Eficaz e Tecnologia, Ecological Food, EcoMol Serviços Administrativos LTDA, Equilíbrio Equipamentos de Proteção Florestal, Farinha Rica Indústria e Comércio, Farm Solutions, FIT Equipamentos Eletrônicos, Formalix Produtos Químicos Ltda – EPP, Gênica Inovação Biotecnológica, Germibras, Grão Direto, Grupo Tereos, Instituto de Homeopatia Rural, Iberé Soluções Empresariais, IDGEO – Inteligência em Dados Geográficos, Inceres AgSystem, InVitroPalm Produção e comércio de plantas, Itatijuca Biotech, IZagro, JetBov, Koneksi, Libertas Agronegócios, Lidera Consultoria e Projetos, Maxit – Inteligência em Sistemas Agrícolas, Melcom, Mérieux NutriSciences Brasil, Nativus Sementes, Nell Agroquímica, Novozymes Latin America, Nutripura, Ouro Fino Química, OXITEC, PanDNA, PGG Chemical Corporation, PLATEINNOVE, PROINSECTA, PROMIP Comércio e Pesquisa de Agentes Biológicos, RINEN, Rubian, SciCrop, Sintecsys, Smartbio, SMART YEAST ,SOMO, Strider , Supê- Soluções, TEC-Fertil Comércio, Representações e Serviços, Technicamp , Usina de Inovação Monte Alegre, VELBRAX, Vital Force, Vivarirum, VR Biotech, YLive Biotecnologia.

 

Pré-incubadas: AgVant, Agrohawk Engenharia, Anary Egydio, Central do Boi , Go Hort, Uknowledge&Research.

 

Com informações da ESALQTec

Empresas residentes apresentaram seu trabalho durante a ESALQSHOW (Acervo ESALQTec)

Produzido pela Siesalq

Copyright © 2015 ESALQ/USP