ESALQLab estabelece parceria internacional

Editoria: 

Duas organizações literalmente com o mesmo propósito: medir para gerenciar. A partir desse ponto em comum surgiu a parceria entre ESALQLab, plataforma de análises laboratoriais para o AGRO, do Departamento de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ) e o Dairy One, laboratório norte-americano pertencente a uma cooperativa sem fins lucrativos localizada em Ithaca, Nova York.

“As negociações se iniciaram há algum tempo, pois percebemos a sinergia entre as instituições. Desde então iniciamos o processo de validação das calibrações do Dairy One, com os volumosos produzidos aqui no Brasil. A precisão dos resultados analíticos sempre será a nossa prioridade e essa etapa foi fator chave para celebramos a parceria”, afirma Laerte Cassoli, engenheiro agrônomo e gestor da ESALQLab.

Cassoli lembra ainda que a parceria gera benefícios nítidos para técnicos e produtores. “Dobramos o número de parâmetros analisados e triplicamos o número de alimentos analisados via NIRS. Além disso, o acordo prevê a cooperação técnica para desenvolvimento permanente de novas análises”.

O Dairy One auxilia mais de 4500 produtores em toda a região do Nordeste e do Atlântico Médio dos EUA sendo uma referência nacional e internacional. Possuem laboratórios de qualidade do leite, fertilidade de solos e forragens. Há alguns anos, o Dairy One iniciou programa de cooperação com outros laboratórios, compartilhando a sua experiência em análises via NIRS. “Desde 2008 iniciamos o programa de laboratórios afiliados e hoje temos mais de 31 equipamentos operando em todo o mundo. Estamos constantemente desenvolvendo e atualizando nossas calibrações para atender as necessidades, cada vez maiores, da agricultura moderna” ressalta Paul Sirois, diretor do laboratório de forragens.

Tanto Paul Sirois, quanto Prof. Sila Carneiro da Silva, chefe do Departamento de Zootecnia da ESALQ/USP, comentam o fato de ambas instituições possuírem exatamente o mesmo lema “Medir para Gerenciar”, o que ressalta o objetivo comum em fornecer informação precisa para tomada de decisão.

As novas análises estarão disponíveis a partir do dia 01/Dezembro/2017.  Para mais informações sobre a atuação da ESALQLab, do Departamento de Zootecnia da ESALQ/USP, acesse www.esalqlab.com.br  e acompanhe sua página no Facebook (https://www.facebook.com/esalqlab/).

Texto: Caio Albuquerque (29/11/2017)

Equipe do EsalqLab (crédito: Gerhard Waller)

Produzido pela Siesalq

Copyright © 2015 ESALQ/USP