ESALQ concedeu Medalha Luiz de Queiroz para Alysson Paolinelli

Mineiro de Bambuí, nascido em 1936, Alysson Paolinelli, recebeu hoje, 31/08, a Medalha Luiz de Queiroz. Em cerimônia realizada no Salão Nobre da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ), o ex-ministro da Agricultura falou da satisfação em receber a honraria.

“Com muita honra atendo esse convite. Estou emocionado e me sinto em casa aqui na ESALQ, uma instituição que muito ajudou nas lutas por uma agricultura sustentável”.

Para o diretor da ESALQ, professor Luiz Gustavo Nussio, Paolinelli engrandece a lista dos contemplados pela Medalha Luiz de Queiroz. “O ministro Alysson Paolinelli é uma grande referência, sua trajetória traz um conjunto de conquistas e de pessoas as quais ele cativou para trabalharem em prol de uma causa importante como a agricultura tropical. A ESALQ está feliz em conceder essa premiação uma vez que isso abrilhanta ainda mais o seleto grupo de ganhadores da Medalha Luiz de Queiroz”.

Medalha – A Medalha Luiz de Queiroz é galardão destinado a destacar personalidades - nacionais ou internacionais - por seus méritos pessoais em atividades ligadas à Agricultura no Estado de São Paulo. Projetada pelo artista plástico Archimedes Dutra, a medalha é circular em ouro, com três centímetros e meio de diâmetro, onde estão estampados símbolos representativos da docência, pesquisa, extensão e os múltiplos campos do conhecimento desenvolvidos pela ESALQ, suspensa por fita emblemática com as cores verde, amarela, branca e castanha avermelhada. Foi instituída pelo Decreto Estadual n.º 11.035 de 29 de dezembro de 1977, pelo governo de Paulo Egydio Martins.

Clique aqui para conhecer os agraciados com a Medalha Luiz de Queiroz. .

Declaração de Iowa

Durante a cerimônia de entrega da Medalha Luiz de Queiroz ao ex-ministro da Agricultura, Alysson Palinelli, professores, funcionários e estudantes da ESALQ tomaram ciência da Declaração de Iowa.

A proposta de Paolinelli pretende dar voz às lideranças brasileiras em agricultura no evento World Food Prize­­­­, à ser realizado em Des Moines (DêMóine), Iowa, USA, em 18 de outubro de 2017. O professor Paolinelli, que tem assento nesse Fórum, será o portador dessa mensagem que oferece, entre os serviços prestados pela Agricultura Tropical, o de ser promotora da paz mundial. Em seu conteúdo, o texto propõe que a Agricultura Tropical assume a importância de marco civilizatório no mundo.

Para as Nações situadas na zona tropical do Planeta, a Agropecuária e sua cadeia de valor podem representar uma poderosa ferramenta de inclusão social e de redução da pobreza. Trata-se do caminho mais sólido e rápido na direção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU, para 2030. Num mundo de tantas conquistas civilizatória, cenários de fome nesta quadra do Século XXI são simplesmente inaceitáveis”, destaca o documento.

Acesse a Declaração de Iowa .

Luiz Gustavo Nussio entregou a Medalha Luiz de Queiroz para Alysson Paolinelli (crédito: Gerhard Waller)

Produzido pela Siesalq

Copyright © 2015 ESALQ/USP