Esalq amplia canais de comunicação

Já são mais de 4 bilhões de usuários no mundo e esse número segue crescendo de forma acelerada a medida que a infraestrutura de comunicação é ampliada e melhorada. A importância da internet hoje é inquestionável, e seu impacto na forma de consumir conteúdo e informação não tem precedentes em outros veículos de comunicação.

Na era digital, as ferramentas de mídias digitais são canais importantíssimos para uma estratégia de marketing. São sistemas projetados para possibilitar a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos.

De olho nessa questão e preocupada em ampliar o alcance da informação gerada na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), a Divisão de Comunicação (DvComun) elaborou um plano estratégico de presença digital. A partir de agora, essa presença da Esalq será intensificada por meio do remodelamento dos perfis já existentes nas principais redes sociais, como o Facebook, YouTube e Twitter, e a criação de novos perfis em plataformas onde a unidade ainda não se fazia presente, como o Instagram e o LinkedIn.

Além disso, a criação de uma identidade única para emprego em todas elas, a partir do nickname @esalqmidias, reforça essa identidade e facilita a identificação junto aos públicos de interesse. Para gerir tudo isso, o plano prevê ainda as formas de elaboração e disponibilização de conteúdo, respeitando as características de formato, público-alvo, periodicidade e horários de cada plataforma.

Também um aplicativo para dispositivos móveis com conteúdo do boletim EsalqNet foi criado e está à disposição para download gratuito, ampliando o alcance do boletim da Divisão de Comunicação que já é enviado semanalmente via e-mail para a comunidade interna. No app EsalqNet, primeiro projeto desenvolvido internamente pela equipe do Centro de Tecnologia de Informação “Luiz de Queiroz” (CeTI-LQ), são publicadas notícias sobre eventos institucionais, além de informes sobre processos seletivos para estágios, trainees e outras oportunidades de qualificação acadêmica e profissional. (Clique aqui e baixe nosso aplicativo).

Mas o plano não para por aí. Futuramente, estão previstos também a criação e manutenção de transmissões ao vivo, os chamados "lives", e de podcasts onde assuntos técnicos nos quais a Esalq é referência, serão abordados por especialistas da casa, com participação do público.

Nessa ampliação de plano de comunicação foram envolvidos profissionais da Divisão de Comunicação (DvComun), Centro de Tecnologia de Informação “Luiz de Queiroz” (CeTI-LQ) e Seção de Informática de Esalq (SIESALQ).

Equipe envolvida no plano

Divisão de Comunicação (DvComun)                                                                                                                             

  • Alessandra Lopes de Carvalho (Técnico Administrativo)
  • Alicia Nascimento Aguiar (Analista de Comunicação / Chefe de Divisão)
  • Caio Albuquerque (Jornalista)
  • Cristiano Ferrari (Designer Gráfico)
  • Fabiano Pereira (Analista de Comunicação)
  • Gerhard Waller (Fotógrafo)

Centro de Tecnologia da Informação “Luiz de Queiroz” (CeTI-LQ)

  • Ana Cláudia Camargo Rufini (Assistente Técnico de Direção)
  • Anselmo Rodrigo Tranquilin (Analista de Sistemas)
  • José Mário Frasson Scafi (Chefe de Seção)

Seção de Informática da Esalq

  • Andres Enrique Lai Reyes (Analista de Sistemas)

Acompanhe a Esalq nas plataformas digitais:

www.instagram.com/esalqmidias

www.facebook.com/esalqmidias

www.youtube.com/esalqmidias

www.twitter.com/esalqmidias

www.linkedin.com/company/esalqmidias

Clique aqui e baixe nosso aplicativo.

 

Texto: Alicia Nascimento Aguiar e Fabiano Pereira (17/08/2018)

Ferramentas permitem aprimorar a interação social com os diferentes públicos (crédito: Gerhard Waller)

Produzido pela Siesalq

Copyright © 2015 ESALQ/USP