Departamento de Zootecnia lança plataforma de análises laboratoriais

Editoria: 

Medir para Gerenciar. Esse é o lema do ESALQLab, uma plataforma de análises laboratoriais lançada hoje, 1º/Junho, pelo Departamento de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ). Com know-how de mais de seis décadas em análises na área de nutrição animal, manejo de pastagens e produção de forragens, o laboratório de bromatologia passa este ano por uma reestruturação.

Com a definição de um Comitê Gestor, o laboratório passou a ser denominado ESALQLab,  ampliou seu escopo de atuação e agora oferece uma plataforma virtual que confere agilidade ao processo e facilita o produtor rural a tomar suas decisões de modo mais rápido e econômico. “Um dos pilares da universidade é exatamente esse, de apoio as cadeias produtivas, e temos certeza que podemos contribuir com a cadeia do agro melhorando a sua produtividade e consequentemente contribuir com o seu sucesso”, afirma Laerte Cassoli, engenheiro agrônomo e gestor da iniciativa.

Segundo Cassoli, o laboratório já contava com uma forte estrutura laboratorial, tecnologia e conhecimento. “Focamos em disponibilizar tudo isso para a comunidade, de forma simples com o objetivo de democratizar o acesso a informações que auxiliem os gestores na tomada de decisão”.

Assim o ESALQLab já disponibiliza um pacote de análises bromatológicas para silagem de milho utilizando o método de infravermelho (NIRS), que foi desenvolvido e validado segundo as diretrizes da ISO 12.099 para silagens produzidas no Brasil. “Isso significa resultados mais rápidos, com custo muito inferior aos métodos químicos tradicionais, mas principalmente mais precisos. Termos nosso NIRS validado para as nossas condições locais é um motivo de orgulho para nós”. Além disso, oferece um amplo escopo de análises bromatológicas, tanto para projetos de pesquisa da comunidade acadêmica, como para o setor produtivo.

A novidade do processo é o novo sistema de informação, que otimiza o acesso aos resultados e agiliza a tomada de decisão. “O usuário poderá acessar os resultados via Portal ESALQLab e também via aplicativo para celular. Em breve teremos também o BenchLab, em que poderá ser feita uma análise comparativa e ranking da qualidade nutricional dos alimentos analisados pelo laboratório”.

Para isso foi criado um novo site (www.esalqlab.com.br), com canal de atendimento via Whatsapp (19 9 7151-9898) e email (atendimento@esalqlab.com.br). “Nele disponibilizamos todas as informações necessárias, desde os serviços disponíveis, custos, procedimentos de coleta de amostras, e acesso a resultados via Portal e aplicativos para celulares. Nas análises laboratoriais, estamos com foco no método de infravermelho (NIRS) que é bem mais ágil (até 3 dias para liberação dos resultados) e com excelente relação custo benefício (valor da análise 50% inferior aos métodos tradicionais)”, relata o gestor.

Outro pilar desse processo é a atuação integrada com laboratórios do próprio Departamento de Zootecnia e de outros da ESALQ, como por exemplo, o Laboratórios de Solos. “Nosso objetivo é o de ampliar o escopo analítico facilitando o acesso dos  usuários à informação de alta qualidade”, reforça Cassoli.   

“Queremos que nossos usuários tenham a melhor experiência possível quando utilizarem os serviços do ESALQLab. Gerar informação e conhecimento para o AGRO é uma grande responsabilidade”, finaliza Cassoli.

Texto: Caio Albuquerque (01/06/2017)

O usuário poderá acessar os resultados via Portal ESALQLab e também via aplicativo para celular (crédito: Gerhard Waller)

Produzido pela Siesalq

Copyright © 2015 ESALQ/USP