Consumo consciente: uma causa de todos!

Em 2018 o desafio temático da ESALQ é "Consumo Consciente". Neste sentido estão sendo desenvolvidas ações educativas que estimulem a comunidade a refletir sobre o tema e a incorporar boas práticas, essenciais para a sustentabilidade ambiental planetária.

Uma das ações foi um levantamento realizado entre os meses de maio e junho de 2018 via google forms, junto à comunidade, perguntando: quais as práticas desenvolvidas no campus e nas residências sobre consumo consciente? Quais as demandas da comunidade sobre o tema? Estamos fazendo a nossa lição de casa?

Cerca de 80 membros participaram da proposta. Dentre as principais iniciativas citadas pela comunidade como práticas de consumo consciente já incorporadas no dia-a-dia do campus destacaram-se: uso de canecas e materiais duráveis, ao invés de descartáveis; separação de recicláveis limpos e secos; impressão frente-e-verso e, sempre que possível, uso de meios eletrônicos reduzindo consumo de papel; locomoção a pé ou de bicicleta no campus e economia de energia.

Com relação as ações que já se tornaram hábito em casa destacam-se:  o uso de materiais duráveis nas comemorações familiares e no cotidiano; o aproveitamento máximo de alimentos evitando desperdícios; a economia da água; o uso de iluminação natural e o uso de lista de compras no supermercado, evitando a compra de supérfluos.

Verifica-se, portanto, que o que se pratica no campus, também é estendido para o dia-a-dia dos membros da comunidade do campus. Com relação as demandas e interesses que a comunidade têm sobre o tema para conhecer mais se destacam: comércio justo, consumo de produtos locais, como avaliar marcas com mais compromisso e desempenho socioambiental, compostagem, ciclo de vida dos produtos, energia solar, entre outros.

Para proporcionar maior participação da comunidade do campus e externa foi criado um concurso de frases e fotos sobre o tema:  Desafio sobre Consumo Consciente, cujo prazo de inscrição se estenderá até o dia 20 de setembro.

Inscreva-se acessando o regulamento e formulário no endereço http://www4.esalq.usp.br/em-foco/consumo –consciente e concorra a prêmios bem interessantes.

Em breve traremos alguns vídeos com exemplos de práticas de consumo consciente desenvolvidas nas residências de membros da comunidade do campus. Fique atento! 

INSCREVA-SE PARA O DESAFIO!

Produzido pela Siesalq

Copyright © 2015 ESALQ/USP