TV USP Piracicaba

A cerimônia de adesão da TV USP Piracicaba ao Canal Universitário de Piracicaba (canal 13 da NET) aconteceu no dia 22 de fevereiro de 2010, quando a USP e a Unimep passaram a veicular programas em conjunto nesse canal. De 22 de março a 22 de julho de 2010, a TV operou por meio da contratação da equipe temporária: Adriano Perina e Vanessa Gobbo, jornalistas, Miriam R. Machi e Rober Caprecci, cinegrafistas; Suzana Amyuni, jornalista, de 18 de outubro de 2010 a 4 de abril de 2011.

Para acompanhamento das atividades da TV, em maio de 2010, foi constituído o Conselho Editorial, cuja composição na época era: Antonio Roque Dechen, diretor da ESALQ; Antonio Vargas de Oliveira Figueira, diretor do CENA; Adibe Luiz Abdalla, representante do CENA; Antonio Augusto Domingos Coelho, representante da Comissão de Graduação da ESALQ; Fabiana Mariz, diretora de jornalismo da TV USP; Francisco de Assis A. Mourão Filho, representante da Comissão de Pesquisa e de Pós-graduação da ESALQ; Gilma Lucazechi Sturion, representante da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da ESALQ; João Gomes Martines, presidente da Comissão de Atividades Internacionais da ESALQ; Laura Alves Martirani, docente do departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES) da ESALQ; Luciana Joia de Lima, assistente de direção da DvComun da ESALQ; Pedro Ortiz, diretor da TV USP; Vitor Alba Freitas, representante discente, presidente do Centro Acadêmico “Luiz de Queiroz” (CALQ).

A partir de outubro de 2010, a USP contratou 4 funcionários, que passaram a planejar e gerenciar as produções locais, com apoio de dois estagiários, até então sob acompanhamento técnico e editorial da TV USP São Paulo. Desde 18 de março de 2013, esses profissionais passaram a integrar a equipe da Divisão de Comunicação (DvComun) da ESALQ.

Produções da TV USP Piracicaba:

  1. TV USP Informa (quinzenal, 30 minutos): telejornal quinzenal que apresenta o dia-a-dia da ESALQ e entidades parcerias, com matérias sobre atividades de ensino, pesquisa e extensão, cultura e cidadania, além de uma nova série de reportagens especiais em parceria com departamentos, laboratórios e projetos da ESALQ.
  2. Especiais TV USP (mensal, 90 minutos): traz documentários, entrevistas especiais, atividades culturais e científicas e o registro  de palestras  e eventos técnico-científicos realizados na ESALQ ou entidades parceiras.
  3. Lugares do Campus (interprograma mensal, aproximadamente 2 minutos): exibido no intervalo da programação da TV USP no CNU Piracicaba e na TV Câmara, apresenta de forma rápida os diversos espaços do Campus "Luiz de Queiroz", sua história e curiosidades.
  4. Painel Econômico (interprograma mensal, aproximadamente 2 minutos): produzido em parceria com a ESALQ Jr Economia e Administração (EJEA), apresenta índices de variação do preço da cesta básica e do nível de confiança do varejo, sempre acompanhada das análises dos jovens integrantes da empresa júnior.
  5. Sabores Regionais (mensal, 30 minutos): desenvolvido com o apoio do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN) da USP/ESALQ, a cada programa, apresenta-se a história de um alimento e suas propriedades nutritivas, da produção e colheita no campo até a mesa do consumidor. 
  6. Música na ESALQ (mensal, 60 minutos): programa de cultura musical que traz os concertos mensais, conforme programação do projeto homônimo promovido pelo Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx) da USP/ESALQ no Salão Nobre da ESALQ,  intercalando com os depoimentos dos artistas convidados que falam sobre a carreira, a montagem de repertório e a rotina de ensaios.
  7. Diálogos Sustentáveis (bimestral, 60 minutos): programa de debate com especialistas da USP e de entidades externas sobre o universo de temas ligados a vida sustentável. Esse programa é produzido em parceria com o Sesc São Paulo. 
  8. Tela ABTU (mensal, 30 minutos): apresentação de conteúdos produzidos por outras TVs universitárias parceiras da RITU. 
  9. ESALQ notícias: matérias sobre atividades e projetos da Escola e das Unidades do Campus USP "Luiz de Queiroz", publicadas no canal do Youtube da ESALQ.

Além disso, em parceria com os demais núcleos de TV da Universidade, são veiculadas produções de São Paulo, Ribeirão Preto e Bauru, enriquecendo a grade local e ampliando o alcance do conteúdo das parceiras internas.

Contato:

Núcleo da TV: Edifício Central - 1.º andar - sala 50
Telefone: (19) 3429.4101
E-mail: tvpiracicaba@usp.br

Acompanhe:

Canal 13 da NET  
www.facebook.com/tvusppira   
twitter.com/tvusppira   
www.youtube.com/tvusppira

Canal Universitário de Piracicaba

Fundado em 1998, o Canal Universitário de Piracicaba contou, desde então, com a participação da TV Unimep. Criada em fevereiro de 2010, a TV USP Piracicaba se integrou ao Canal nesse mesmo ano. Com a criação do Conselho Gestor do Canal e de sua Diretoria Executiva, em outubro de 2013, o projeto de nova identidade visual do Canal foi retomado associando-se ao lançamento de nova grade do Canal, que apresenta produções próprias das duas emissoras e de entidades parceiras, que podem ser acompanhadas no Canal 13 da NET.

Para consultar a programação, que passou a ser exibida a partir do dia 23 de junho de 2014, bem como outras informações, acesse: www.cnupiracicaba.tv.br